domingo, 7 de março de 2010

Vale estuda nova expansão em 2011

A Vale planeja um novo ciclo de expansão da produção de minério de ferro em Minas Gerais no ano que vem, com reservas hoje em fase de pesquisa e prospecção, e aumento nas áreas onde a companhia já atua no estado. O diretor - executivo de ferrosos da mineradora, José Carlos Martins, afirmou na sexta-feira, em Belo Horizonte, que estão sendo feitos estudos para mais uma etapa de ampliação do fornecimento da matéria-prima extraída em Minas, tendo em vista o forte crescimento da procura por minérios no mercado internacional, cenário oposto ao de retração da demanda no ano passado, em decorrência da crise financeira mundial. A intenção da empresa é estruturar novo pacote de projetos para elevar o volume produzido em proporções semelhantes ao que a Vale terá com os investimentos de R$ 9,5 bilhões, confirmados, sexta-feira, ao governo mineiro, para ser aplicados nos próximos três anos.

“Temos vários projetos na gaveta para desenvolver à medida em que o mercado requeira”, disse o executivo, ao assinar o protocolo de intenção de investimentos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas. Os recursos haviam sido anunciados em dezembro de 2009 pelo presidente da Vale, Roger Agnelli, e permitirão à companhia aumentar em 46 milhões de toneladas, a partir de 2014, a atual produção de minério de ferro em Minas, de 190 milhões de toneladas por ano. Os números significam acréscimo de 25%. Segundo José Carlos Martins, um novo ciclo de ampliação teria as mesmas proporções, mas ele preferiu não detalher o volume de dinheiro que a Vale estaria de disposta a desembolsar a mais.

Passada a fase crítica da turbulência da economia, o mercado internacional vive um período de desequilíbrio entre a oferta e a demanda e de pressão inevitável dos preços , de acordo com o diretor de ferrosos da mineiradora. “O mercado europeu está se recuperando fortemente. O Japão, a Coreia e Taiwan já operam no patamar anterior à crise e a China continua bombando”, disse José Carlos Martins. As unidades de produção da Vale em Minas só não estão trabalhando à plena carga, garantiu o executivo, em decorrência das dificuldades impostas pelas chuvas. O estado responde por 70% da produção total da mineradora, ao redor de 300 milhões de toneladas anuais.

Além das novas áreas da Vale em pesquisa na Serra Azul, Região Central de Minas, e em Conceição do Mato Dentro, na Serra do Espinhaço, a empresa está pesquisando também no Norte, em Porteirinha e Salinas, região considerada nova fronteira da mineração no estado. Os investimentos confirmados pela companhia e já iniciados compreendem a abertura da mina Apolo, localizada nos municípios de Caeté e Santa Bárbara, em fase de licenciamento nos órgãos ambientais, e a construção das usinas para aproveitamento de itabiritos (minérios de baixo teor de ferro) batizadas de Conceição, em Itabira, berço das atividades da Vale no país, e Vargem Grande, que vai processar minério extraído de reservas localizadas em Nova Lima, na Grande Belo Horizonte.

Fonte: Marta Vieira - Estado de Minas

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde
*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.