segunda-feira, 17 de maio de 2010

Jovens se juntam à luta por um trânsito mais seguro

INICIATIVA > PROGRAMA TRÂNSITO VIDA RECEBE NOVOS VOLUNTÁRIOS
fotos: Janaína Zilio/ag. assmann
iniciativa foi apresentada aos pais e familiares durante encontro no último sábado, na Câmara de Santa Cruz do Sul
Roseane Bianca
rosebianca@gazetadosul.com.br




O anseio por um trânsito mais seguro foi o que motivou dezenas de jovens a participar do Programa Trânsito Vida, que desenvolve ações de conscientização na região desde 2003. Os novos voluntários foram atraídos pela campanha Voluntário Trânsito Vida Convida, na qual colaboradores do programa visitaram nove escolas de ensino médio da cidade, durante o mês de abril, para divulgar o trabalho e recrutar os interessados. A meta era compor uma Equipe Juvenil Trânsito Vida de 50 jovens, mas a mobilização resultou na inscrição de 180 alunos.

Na tarde do último sábado, os novos voluntários reuniram-se na Câmara de Vereadores, onde o Programa Trânsito Vida foi apresentado aos pais e familiares dos jovens inscritos. O presidente da Associação Educa.Ação Positiva de Santa Cruz, Alcemar de Godoi, falou sobre a importância dos trabalhos de prevenção. “Municípios como Venâncio Aires e Lajeado têm menos habitantes do que Santa Cruz; em compensação, o número de acidentes lá é maior. A redução da violência no trânsito santa-cruzense se deve muito às campanhas que realizamos”, acredita. Godoi destaca, ainda, a participação dos jovens nesses projetos. Segundo ele, não é possível mensurar quantas pessoas são beneficiadas com o programa, já que as ações têm efeito multiplicador. “Ao tomar consciência da importância de cumprir as normas de segurança no trânsito, como o uso do cinto e do capacete, automaticamente os jovens transmitem a mensagem para a família e para a comunidade escolar”, afirma o presidente.

Durante os meses de junho, julho e agosto, os novos voluntários participarão de oficinas de capacitação para estarem aptos a desenvolver ações de sensibilização nas escolas, empresas e eventos da comunidade. Serão abordados temas como legislação do trânsito, primeiros socorros, ambiente, cidadania e civismo, comportamento seguro, comunicação e expressão, teatro e criação de jogos e projetos sociais. Segundo o coordenador do Trânsito Vida, Antônio César Alves, a novidade deste ano é a oficina de comunicação, na qual os jovens visitarão os órgãos de imprensa, onde aprenderão técnicas de divulgação do projeto.

Entre os novos voluntários está o estudante Oscar Antônio Costa, 18 anos. Pela primeira vez participando de um trabalho dessa natureza, conta que teve um motivo especial para aderir ao programa. “Meu irmão mais velho já esteve envolvido em um acidente de trânsito. Estou muito empolgado com o projeto, quero estar sempre presente e colaborar no que for possível”, diz o jovem. A mãe, Rosane Maria Costa, 43 anos, admite estar orgulhosa com a iniciativa do filho. “Apoio a decisão dele e também estarei engajada na causa”, garante.

Vídeo Campanha Trânsito Mais Gentil - iniciativa que tem o apoio
da Porto Seguro.

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde
*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.