terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ex-presidente da OAB foi indiciado no golpe do DPVAT após depoimento

Faminiano Araújo Machado prestou depoimento por cinco horas na Comissão Investigadora do Crime Organizado.

Durante cinco horas de depoimento, o ex-presidente da seccional de Parnaíba da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB -, Faminiano Araújo Machado, negou participação no golpe do Seguro Obrigatório de Veículos Automotores de Vias Terrestres - DPVAT. O advogado foi ouvido na Comissão Investigadora do Crime Organizado nesta segunda-feira (20).

O depoimento começou por volta de 8h30min e terminou às 13h30. Faminiano foi acompanhado por um promotor de Justiça, Lúcio Tardeu Ribeiro, representando a OAB Piauí, e Joaquim Magalhães, advogado de defesa. O acusado foi preso na sexta-feira em Cruz/CE, depois de passar dois meses foragido. Ele pediu afastamento do comando da OAB de Parnaíba assim que surgiram notícias de fraudes no DPVAT, FGTS e INSS. O rombo seria de R$ 13,5 milhões, e outras duas pessoas foram detidas.

Uma das suspeitas que recaem sobre Faminiano diz respeito Jean da Conceição, morto no primeiro semestre depois de depor na polícia sobre o golpe. Ele teria se casado com uma ex-namorada do advogado, e conseguido uma certidão de nascimento falsa, com outro nome, usado para forjar sua morte perante a Justiça e assim obter o seguro.

Faminiano disse ter sido procurado por Jean para entrar com ação de justificação na Justiça para obter segunda via da certidão de nascimento. O advogado também explicou ter sido testemunha do casamento da vítima com sua ex-namorada porque trabalhava na comarca de Luís Correia em 2008 e estava na cerimônia comunitária, quando foi chamado para participar. Ele afirmou ter estranhado o convite, mas no momento achou ter sido coincidência.

O advogado Joaquim Magalhães ainda informou que o indiciamento de Faminiano Machado se refere ao caso do seguro DPVAT e o saque de R$ 13,5 mil que Jean conseguiu de benefício da sua avó, dinheiro que teria sido liberado por conta de certidão falsa, que transformou o neto em filho. De acordo com Magalhães, Faminiano apenas exerceu seu trabalho de advogado neste caso, e não foi indiciado por conta do homicídio.

Por ter curso superior, o advogado foi preso em cela especial no quartel do comando geral da Polícia Militar.

Fonte: Cidade Verde

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde
*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.