terça-feira, 21 de setembro de 2010

Motos: Estatísticas apontam que há muito o que fazer

A explosão do número de motos em todo o país tornou-se inevitável na última década, devido a vários fatores, como os grandes congestionamentos, a facilidade de financiamento e a deficiência no transporte público.

De acordo com o DENATRAN, em 2009, da frota total nacional de veículos, 25,37% correspondiam a motos, e desta porcentagem, a maior concentração está na região Norte com 45,5%, o Nordeste vem em seguida com 39,7%, Centro-Oeste com 30,6%, Sul com 22,5% e Sudeste com 20,7%.

É um dado alarmante, já que acidentes envolvendo motos continuam em disparada, fato este que não é mais nenhuma novidade.

Segundo a Seguradora Líder DPVAT, 56% das indenizações pagas em 2009, foram decorrentes de sinistros envolvendo esta categoria, sendo que, a faixa etária de 16 a 40 anos, foi a que obteve o maior índice destes acidentes totalizando 75,87%.

Ainda conforme dados da Seguradora Líder DPVAT, as indenizações pagas referente à classificação das vítimas por acidente, ficou em 67,09% para os motoristas, 17,77% para os caronas e 15,14% para os pedestres ( pessoas que foram atropeladas por motos), este índice refere-se à morte. Em relação à invalidez permanente, o quadro foi distribuído em 69,11% para motoristas, 17% para caronas e 13,89% para pedestres. E, por fim, as indenizações por despesas médicas e hospitalares ( DAMS ), ficaram em 77,99% para os motoristas, 14,60% para os caronas e 7,41% para os pedestres.

Um estudo realizado pela Confederação Nacional de Municípios ( CNM ), mostrou que em 2008/2009, aproximadamente 25% do total de óbitos no trânsito em todo o país é causado por acidentes envolvendo motos.

Para que este quadro seja mudado, é preciso atitude em vez de palavras.

Além de ações pontuais, como ser cobrada capacitação constante, exames diferenciados e mais rigorosos, equipamentos de segurança adequados, revisões periódicas do veículo etc., tem que haver ações a longo prazo, que foquem na prevenção.

Temos que nos conscientizar que esta cruel estatística exige empenho de toda a sociedade.

Fonte: Seguradora Líder DPVAT

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde
*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.