domingo, 4 de agosto de 2013

Lavagem de dinheiro no mercado de seguros tem mais de 500 casos por dia

A Susep comunicou ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), de janeiro a maio deste ano, 75.192 casos de suspeita de lavagem de dinheiro no mercado supervisionado. Isso representa uma impressionante média de 500 registros diários ou ainda 20,8 a cada hora.

dinheiro-no-varal [2

O mercado de seguros, previdência complementar e capitalização figura entre os segmentos com o maior número de comunicações, superado apenas pelas operações em espécie, no mercado financeiro (343 mil registros até maio); e pelo setor de loterias e sorteios (164,3 mil).
Segundo a estatística do Coaf, no ano passado, a Susep fez 467.512 comunicações, o que representou 1.280 registros por dia, incluindo finais de semana e feriados.

Lavagem de dinheiro constitui um conjunto de operações comerciais ou financeiras que tem por objetivo ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal, de acordo com a Lei 12.683/12.

Essas infrações podem estar relacionados ao narcotráfico, terrorismo, contrabando e tráfico de armas e munições ou material destinado à sua produção, extorsão mediante sequestro e crimes praticados por organizações criminosas, contra a administração pública e o sistema financeiro nacional.

Em termos gerais, lavar recursos é fazer com que produtos de crime pareçam ter sido adquiridos legalmente.

Fonte: CQCS

Att.

Patricia Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.