segunda-feira, 22 de março de 2010

Primeiros 37 mil laptops do UCA chegam a escolas até 30/05

Na primeira fase, serão entregues laptops educacionais para 86 estabelecimentos de ensino público. Ao todo, serão 150 mil portáteis que benefiarão 300 instituições.

O primeiro lote de 37 mil laptops do programa do governo federal Um Computador por Aluno (UCA) está previsto para chegar às escolas até o final de maio, segundo previsão do assessor da Presidência da República, José Luiz Aquino. Nessa etapa, serão beneficiados 86 estabelecimentos da rede pública de ensino de oito Estados do Brasil.

Aquino informa que antes da entrega dos notebooks às escolas pelo Ministério de Educação (MEC) é necessário construir as redes wireless nesses estabelecimentos para que os alunos tenham acesso em banda larga na sala de aula, bem como treinar professores.

A implantação das redes wireless será feita pelo MEC em conjunto com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Já o programa de treinamento dos professores começou nesta quinta-feira (18/03), informa Aquino, com universidades selecionadas para capacitar inicialmente educadores que vão ministrar cursos para os Núcleos de Tecnologia de Educação (NTE) nos Estados e municípios.

Esses núcleos ficarão responsáveis pela capacitação dos professores que vão usar os notebooks em sala de aula. O programa inclui 40 horas de treinamento presencial e 140 a distância que serão ministradas pela Secretaria de Ensino a Distância do MEC.

Cronograma do UCA
O UCA prevê a entrega de 150 mil laptops educacionais para 300 escolas públicas do Brasil, escolhidas para participar de um piloto. Esses estabelecimentos foram selecionados em conjunto com as secretarias de ensino dos Estados e municípios.

Esses laptops foram fabricados pela CCE/Digibrás, vencedora da licitação pública do MEC e Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE).

Dos 150 mil equipamentos, três mil foram reservados para treinamento dos professores e entregues ontem, 18/3, ao MEC. As 86 primeiras escolas selecionadas pelo UCA vão receber outros 37 mil notebooks.

Os 110 mil restantes serão entregues em duas etapas. Segundo Aquino, 55 mil serão distribuídos até o final de junho e outro lote de 55 mil notebooks até final de agosto.

De acordo com o assessor da Presidência da República, ficará a critério de cada escola decidir como essas máquinas serão utilizadas e se poderão ser levadas para casa pelos alunos. “O uso dos laptops é de responsabilidade delas”, afirma Aquino.

Fonte: Edileuza Soares, da Computerworld

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde
*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.