domingo, 25 de abril de 2010

Cientistas vão discutir como reduzir mortes por Câncer do Colo de Útero

Um grupo integrado por 11 dos maiores especialistas do mundo em HPV, o vírus que pode levar ao câncer do colo do útero, começa a discutir neste domingo, dia 25, no Hotel Villa Rossa, em São Roque, as armas existentes e as metodologias emergentes para reduzir a contaminação pelo papilomavirus e a mortalidade entre as brasileiras. O evento termina no dia 27.


“No Brasil, há 100 casos de contaminação por 100 mil mulheres, índice dez vezes superior ao da Inglaterra”, diz a pesquisadora Luisa Lina Villa, que é professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – FCMSCSP e preside o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do HPV, que fica na instituição.

A conseqüência é que comprovadamente morrem seis vezes mais brasileiras do que inglesas devido à doença, e a especialista alerta que embora o leigo pense sempre na mulher, quando há referência ao HPV, o vírus provoca câncer também em homens. “No sexo masculino, principalmente em decorrência de sexo anal, que pode levar à contaminação e ao câncer do ânus, além de verrugas e outros problemas nos órgãos genitais de ambos os sexos”, esclarece a professora.

O “I Workshop do Instituto Nacional do HPV – um desafio para a saúde humana” tem mais de 150 inscritos e 11 conferencistas vindos do exterior, entre eles Massino Tommasino, da França, Anna R. Giuliano, dos Estados Unidos, Michael Pawlita, da Alemanha e Eduardo Franco, do Canadá.

Para a professora Luisa Villa, o desafio a ser enfrentado pelos participantes do evento é decidir as estratégias mais eficazes para prevenir a contaminação pelo HPV. “Os objetivos são identificar as pessoas contaminadas, fazer o acompanhamento que permita a identificação precoce dos tumores – o que aumenta em muito a possibilidade de cura – e tratar os pacientes”, esclarece.

“Os resultados do evento interessam ao Ministério da Saúde”, explica a pesquisadora. “O HPV, não vê sexo, classe social ou econômica. Todos estão sob o risco de adquiri-lo. Em países em desenvolvimento, como o nosso, mulheres mais pobres e com menos acesso a saúde são mais afetadas pelo vírus, da mesma forma que são mais afetadas por diversas outras doenças”, completa.

“A vacina contra o HPV é eficaz”, continua Luisa Villa, mas embora 40 países já a tenham incluído na rede pública, no Brasil ela é acessível apenas à parcela da população que tem seguro-saúde, que é a menos sujeita à infecção.

Nas discussões que começam domingo serão analisados todos os temas ligados ao HPV, inclusive comparados os métodos de detecção, as novas modalidades de prevenção, de identificação dos tumores e de acompanhamento dos casos, pois sabe-se que o organismo de parte das pessoas contaminadas consegue eliminar o vírus através das defesas imunológicas.

Os médicos garantem que 80% dos casos de câncer de colo de útero são curáveis, mas o tratamento é tão mais fácil e barato quanto mais cedo for identificado o problema. E num país com as dimensões e as diferenças econômico-sociais do Brasil, conclui a professora Luisa Villa, o desafio de barrar o HPV e de identificar precocemente os problemas causados por ele é um grave problema de saúde pública, que depende inclusive da conscientização da população.

Fonte: Luchetti

Com o Porto Seguro Vida Mais Mulher, você tem bons motivos para se sentir mais segura. Além da tranquilidade de ter um seguro de vida completo, você conta com uma indenização em caso de diagnóstico de câncer (exceto o de pele) para ajudar no tratamento ou utilizar como você preferir e tem opções de capitais entre 10 a 100 mil reais.

Entre em contato conosco, conheça e escolha as coberturas e benefícios que vão oferecer a melhor proteção para você e sua família.

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde

*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.