quarta-feira, 6 de abril de 2011

Seguro educacional garante a mensalidade escolar dos filhos

Assegurar a educação dos filhos é, sem dúvida, um dos principais objetivos do planejamento familiar. Mas nem todos os pais conseguem acumular reserva financeira suficiente para custear a educação de seus filhos. Resultado: comprometem parte do orçamento mensal com o pagamento da mensalidade escolar e outras despesas relativas à educação dos filhos.

A possibilidade de eventual escassez de recursos que possa impedir esse fluxo de pagamentos é uma preocupação legítima dos pais. Assim, é oportuno falarmos sobre um seguro que afaste esse risco. Funciona como uma espécie de bolsa de estudos e pode garantir, se assim contratado, o pagamento da mensalidade escolar até o final do curso.

Quem pode contratar:

Trata-se do seguro educacional, que auxilia pais e responsáveis no pagamento da mensalidade escolar diante de uma situação de desemprego, morte ou invalidez. O seguro pode ser contratado pelo próprio aluno, pelos pais ou, ainda, pela escola, mediante a negociação de uma apólice coletiva.

Na maioria dos casos, o contratante deve estar em bom estado de saúde e em plena atividade profissional, com idade entre 16 e 65 anos.

Participar de uma apólice coletiva negociada pela instituição é mais vantajoso sob o aspecto de custo, já que a adesão de muitos alunos reduz o risco e, por conseguinte, o preço do seguro. Entretanto, é necessário que a escola ou a universidade obtenha a adesão de, no mínimo, 50% dos alunos matriculados. A maioria dos atuais contratos prevê a cobertura por 14 meses, suficiente para o pagamento das 12 mensalidades regulares de um ano letivo, mais a matricula e o material escolar.

Coberturas

As coberturas oferecidas pela seguradora se caracterizam por garantir o pagamento das mensalidades até o final do curso, no caso de morte ou de invalidez da pessoa que é financeiramente responsável pelo aluno.

No caso de interrupção de trabalho provocada por doença ou acidente, sob recomendação médica, o seguro cobre até três mensalidades escolares.

O custo do seguro aumentará caso sejam contratadas coberturas adicionais que protegem uma série de situações específicas, como formatura, curso pré-vestibular, transporte e aulas particulares caso o aluno esteja impedido de frequentar as aulas.

A cobertura provocada pela perda do emprego impõe condições especiais: assegura o pagamento de até três mensalidades uma única vez; o período de carência deve ser cumprido; demissões por justa causa invalidam a cobertura.

Quanto custa

O seguro educacional é, normalmente, contratado por ciclo de estudo, o que permite a revisão do valor contratado, assegurando que se mantém alinhado com os ajustes feitos na mensalidade escolar. O prêmio (prestação paga pelo segurado) das apólices coletivas varia de 1% a 2% do valor da mensalidade, ou seja, se considerarmos mensalidade de R$ 700 e um prêmio de 1,5%, o custo mensal do seguro será de R$ 10,50.

Riscos excluídos

O seguro educacional se baseia no seguro de vida e acidentes pessoais. Sendo assim, ele não cobre, entre outros sinistros, atos de rebelião e tumultos; suicídio ocorrido dentro do período de carência de dois anos; sinistros ocorridos em decorrência do uso de drogas ou de álcool; lesões causadas por esforço repetitivo (LER); complicações decorrentes de tratamentos ou cirurgias, quando não resultarem de um acidente.

Fonte: Folha de S. Paulo On Line

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde

*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.