quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Seguro de Risco Político ganha espaço no mercado brasileiro

Acontecimentos de repercussão mundial como guerras, atos de terrorismo e catástrofes ameaçam a estabilidade das empresas em países estrangeiros. Nesse contexto, os dirigentes de multinacionais têm buscado no Brasil o Seguro de Fisco Político como forma de minimizar o grau das perdas nesses eventos.

“É um seguro diferenciado, pois proporciona, entre outros fatores, a proteção do patrimônio e viabiliza investimentos”, explicou o diretor de Risco da Aon, Keith Martin, durante a palestra na terça-feira (25/10), por ocasião do IX Seminário Internacional de Gerência de Riscos e Seguros em São Paulo.

Comercializado há muito tempo nos Estados Unidos e na Europa, esse seguro também já tem operação nacional e se baseia em coberturas para os seguintes riscos: expropriação, quebra de contrato, não-cumprimento de obrigações, violência política e impossibilidade de conversão de moeda.

A indústria e as instituições financeiras são que mais contratam esse tipo de proteção. “Mas é bom lembrar que países marcados por conflitos de natureza política, como no caso da Líbia e Egito, apresentam mais demanda pelo Seguro Político na esfera pública”, exemplifica.

Segundo Martin, o fornecimento do produto, através de empresas do setor privado ou público, também apresenta diferenças consideráveis. “As seguradoras e bancos de capital privado garantem maior flexibilidade, rapidez e uma cobertura global. Já as estatais exigem mediação e negociação, prazos maiores, sendo mais comum em nações de alto risco”, compara Martin.

Caminhos do mercado

De acordo com o especialista, a modalidade tem crescido nos prêmios e nas indenizações. “Nos últimos cinco anos, os sinistros em Seguros de Riscos Políticos somaram mais de 900 milhões de dólares”.

Martin ainda destaca um dado curioso, que identifica os rumos do mercado. “A Argentina é o país com maior número de sinistros globais nos últimos cinco anos. Isso representa 30% do total. Em segundo lugar está a China, que também detém uma fatia relevante”, conclui.

Fonte: CQCS | Camila Barreto

Att.


Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde

*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.