quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Índice medirá grau de Confiança e as Expectativas Empresariais no mercado segurador brasileiro


A Rating de Seguros e a Revista Cobertura reservaram para a cerimônia de entrega da 15ª edição do Prêmio Cobertura, realizada nesta segunda-feira, 26 de novembro em São Paulo, o lançamento do Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras (ICES).

O cálculo mensal do ICES será realizado todos os meses, a partir de entrevistas com todas as seguradoras que atuam no mercado, que responderão a perguntas muito simples, em geral de caráter institucional, de múltipla escolha e qualitativas, nas quais as empresas avaliarão o que esperam que aconteça nos próximos meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor, como faturamento e rentabilidade geral.

“As mesmas perguntas serão repetidas mensalmente e as respostas não serão divulgadas individualmente. Após cálculos estatísticos, o valor final do índice irá variar entre 0 a 200. O número 100 indica que a expectativa atual é que a situação futura permaneça a mesma. Quanto maior esse valor, mais otimista está o segmento com relação a esse fator”, explica o diretor da Rating de Seguros, Francisco Galiza, que irá editar o ICES.

De acordo com o economista, o Índice servirá para comparar com os dados de outros setores da economia (avaliar se há defasagem positiva ou não) e fazer projeções. “Esse indicador se torna uma fonte teórica, servindo como referência acadêmica. No caso do ICES, o próprio segmento analisado e seus setores relacionados (corretores, empresas de regulação, consultorias, etc.) compreendem melhor a realidade, definindo com mais eficiência as suas estimativas”.

O primeiro ICES colherá a amostra sobre o mercado de seguros no geral – em três questões e o ramo de seguro Automóvel, com uma pergunta.

Acompanhem a Revista Cobertura no Twitter – www.twitter.com/revcobertura e também no Facebook – Revista Cobertura – Mercado de Seguros.

Fonte: Revista Cobertura

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477
E-mail: seguros@patriciacamposcorretora.com.br
Site: www.patriciacamposcorretora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.