terça-feira, 16 de julho de 2013

Seguro Fiança Locatícia: É Direito do Locatário escolher seu Corretor de Seguros

O Seguro de Fiança Locatícia veio para suprir as dificuldades dos Locatários em apresentarem fiadores para os Contratos de Locação.

Começou meio tímido e hoje é aceito na maioria das imobiliárias.


Entretanto, o que estamos vendo no mercado, é que as imobiliárias, de um modo em geral, fecharam acordos de parcerias com algumas Corretoras de Seguros para viabilizarem a oferta do Seguro Fiança Locatícia.

Não haveria nada de errado neste processo se os Locatários, de posse da informação de que podem apresentar Apólice de Seguro Fiança Locatícia pudesse faze-lo a partir de um Corretor de Seguros de sua confiança.

Entretanto, as imobiliárias estão retirando a liberdade de escolha do Locatário praticando a Venda Casada pois estão exigindo, para que o processo de locação seja concluído que o Seguro seja realizado através da corretora a qual possuem a parceria.

Os Locatários estão ficando acuados pois precisam locar o imóvel e, portanto, ficam subordinados a imposição da imobiliária.

O que ocorre, na maioria das vezes, além da retirada do direito do Locatário de escolher seu Corretor de seguros, é sobretaxa, ou seja, o Locatário ter que pagar mais caro pelo Seguro.

Estamos vendo mudanças no Mercado de Seguros e esperamos que a Susep perceba esta manobra que o mercado imobiliário está realizando com ajuda de corretores de seguros que deveriam estar cumprindo sua obrigação: zelar pelos direitos do Consumidor de Seguros, ou seja, o Segurado.

Não podemos ficar de braços cruzados esperando somente a atitude das autoridades. Precisamos começar a lutar pelos nossos direitos.

Se você precisar alugar um imóvel e a imobiliária exigir que o Seguro de Fiança Locatícia seja realizado com a corretora de seguros que estão “indicando” denunciem a mesma ao Procon mais próximo de sua casa e a corretora de seguros à Susep.

Desta forma o mercado imobiliário passará a respeitar o Locatário informando-lhe da opção de contratar o Seguro de Fiança Locatícia através do Corretor de Seguros de sua preferência.

As coisas só mudam se começarmos a agir exigindo o nosso direito.



Att.

Patricia Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.