Empresas usam ferramentas de big data para saber mais sobre os segurados
Análise de dados: fotos em redes sociais podem depor contra o segurado
Um dos grandes desafios das seguradoras é comprovar a veracidade dos
sinistros. Para ajudar nessa tarefa, algumas empresas já vêm usando
ferramentas de big data com o intuito de cruzar informações e, assim,
rastrear fraudes. “Em um acidente de carro, já é possível identificar se
o motorista tem algum nível de relacionamento não declarado com os
demais envolvidos ou se ele costuma apresentar comportamento
imprudente”, diz Marco Santos, diretor-geral da consultoria GFT no
Brasil.
O big data ajuda as seguradoras a cruzar e analisar informações, como
o perfil do segurado em redes sociais e seus hábitos de consumo, em
poucos segundos. Com isso, elas descobrem, por exemplo, se o cliente já
se envolveu em acidentes parecidos no passado ou se os padrões de
reivindicação são repetidos. “Se o segurado postar uma imagem ingerindo
bebidas alcoólicas momentos antes do acidente, isso será detectado e
levado em conta pela seguradora”, diz Santos.
Esse exame faz sentido?
Com mais milhões de acessos mensais em suas redes, as seguradoras de
automóveis e planos de saúde costumam usar o big data para fazer
correlações e entender, por exemplo, se determinada conta médica faz
sentido. As empresas também usam ferramentas de análise de dados para
monitorar os hábitos de saúde dos segurados e, assim, ajustar o preço
das apólices com base no risco de intervenções médicas. O mesmo padrão
vem sendo adotado no segmento de autos.
Seu cartão foi bloqueado
Entre os bancos, o big data costuma ser usado para monitorar
pagamentos feitos com cartões de débito e crédito. “Com base no volume
do saque ou em compras que fogem do padrão do cliente, os bancos podem
bloquear a operação em tempo real”, diz Luciano Ramos, coordenador da
consultoria IDC para a área de software. “Eles se sentem incomodados num
primeiro momento, mas, rapidamente, entendem que se trata de uma ação
antifraude.”
As análises incluem perfil de compra, local e frequência, mas também
hábitos de consumo. “Os bancos têm como saber, com um bom grau de
acerto, o que o cliente gosta de consumir, quanto e onde gasta com mais
frequência”, diz Ramos.
Fonte: Exame
Att.
Patricia Campos
Tel: (31) 3463-2838 / 9675-5477
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