segunda-feira, 19 de julho de 2010

MARÍTIMA SEGUROS: Agilidade e Eficiência no Atendimento de Sinistro


Atendimento de Sinistro

Incêndio destrói parte de uma indústria de móveis em SP

No final da tarde de um sábado, os moradores da região do Catumbi, no centro de São Paulo, foram surpreendidos com um incêndio de grandes proporções no depósito de uma fábrica de móveis, situado na rua Cachoeira.

A Eletropaulo precisou cortar a energia da região e mais de 10 equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local. Não houve registro de vítimas e o fogo foi debelado por volta das 18h30. Mas, apesar da agilidade e eficiência dos bombeiros, o galpão interno da edificação foi praticamente destruído pelas chamas, provavelmente provocadas pela queda de fagulha de maçarico na área de estoque.Esse fato aconteceu no início deste ano, mais precisamente no dia 6 de março, e o galpão em questão era da fábrica de móveis Riccó, cliente da Marítima Seguros.

Constatação de danos

A Marítima foi notificada do incidente no dia seguinte. Conferidos os dados da apólice tratava-se de uma renovação, com início de vigência em junho de 2009 –, e após confirmada a liberação por parte da polícia técnica, o atendimento de sinistro foi iniciado no próprio domingo (7/3).Com a tarefa de efetuar a constatação dos danos e definir os procedimentos a serem adotados na apuração de prejuízos, o regulador de sinistros Clayton Sousa se dirigiu ao local. “Durante nossa atuação, procuramos diminuir a tensão do Segurado, demonstrando transparência no fornecimento de informações relacionadas aos procedimentos para levantamento e apuração dos prejuízos”, conta.

Essa primeira vistoria foi acompanhada pelo presidente da empresa, que mostrava-se bastante sensibilizado pelo ocorrido, e por perito contratado pelo Segurado.

Liberação de áreas não danificadas Como de praxe, o técnico da Marítima orientou o Segurado a separar as mercadorias e matérias-primas que foram parcialmente danificadas pela ação de água, para posterior constatação, e procurou efetuar com agilidade o levantamento dos danos e liberação das áreas do imóvel não danificadas pela ação das chamas .

De acordo com ele, havia muita urgência, por parte do Segurado, em liberar essas áreas (equivalente a 75% do imóvel), de modo a possibilitar a retomada, mesmo que parcial, da produção. Isso porque a empresa trabalha com projetos e contratos de montagem de móveis e instalações que, em alguns casos, possuem data para conclusão e multa por atraso.

Essa primeira vistoria foi acompanhada pelo presitalações que, em alguns casos, possuem data para conclusão e multa por atraso.

A Companhia colaborou, prestando pronto atendimento e evitando, assim, o agravamento do prejuízo do Segurado, para que o mesmo pudesse manter os prazos firmados em contratos com os clientes. “Ele mostrou-se agradecido e elogiou nossa atuação”, relata Sousa.Consumidos pelo fogoPassados três dias do incêndio, ele foi novamente ao local da fábrica, com peritos de prédio e máquinas, para fazer o levantamento dos danos. “Efetuamos também a conferência do controle de estoque de mercadorias e matérias-primas, que foram utilizados na apuração dos prejuízos,
tendo em vista que a maior parte dos itens atingidos diretamente pelas chamas corresponde a materiais combustíveis, que possuem grande percentual de perda, ou seja, foram consumidos pelo fogo”, comenta o regulador.Segundo ele, devido a quantidade de itens danificados e o valor envolvido, o trabalho de apuração dos prejuízos prossegue,-----agora, com os documentos em poder dos peritos.

O processo encontra-se em fase de regulação, sem previsão para conclusão. De qualquer forma, independente de resposta do ressegurador, que ainda analisa o pedido apresentado pelo Segurado, o adiantamento de indenização foi efetuado, com base nos levantamentos efetuados no local do sinistro e considerando possíveis variações de valores, através da liberação de percentual do prejuízo total estimado.A fim de minimizar os prejuízos do Segurado, a Marítima efetuou adiantamento de indenização na ordem de R$ 1.950.000,00. “Neste momento de angústia do Segurado, temos que atuar com empenho e dedicação. Afinal de contas, a indenização para repor as perdas é o nosso produto final”, assinala Waldir Romariz, gerente de regulação do Departamento de Sinistro de Riscos Especiais.

Fonte: Segs.com.br

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


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