terça-feira, 17 de agosto de 2010

Remuneração é motivo de insatisfação de sócios de pequenas e médias empresas

Segundo pesquisa, 35% não estão satisfeitos com a remuneração e 43% não acreditam que ela considera o trabalho executado


A remuneração muitas vezes é motivo de insatisfação, ao menos entre sócios de pequenas e médias empresas. Segundo estudo feito pela Piccini & Fumis, em parceria com a Exame PME, 35% dos sócios não estão satisfeitos com a remuneração.

O estudo mostra ainda que 43% não acreditam que a remuneração considera a contribuição de cada sócio nos resultados. De acordo com a pesquisa, essa insatisfação pode gerar problemas nos negócios. “Se a relação não for bem estruturada, o reflexo no desempenho do negócio, incluindo rendimento dos funcionários, vendas e crescimento, é evidente, o que diminui as chances do negócio ser mais sustentável e duradouro”, explicou o sócio-diretor da consultoria, Marcos Piccini.

De maneira geral, como é difícil prever o desempenho dos negócios no início, é natural que a participação dos sócios na participação da remuneração seja semelhante. “Nesta fase, há uma tolerância entre os sócios para que esta seja feita de maneira igualitária, gerando sentimento de justiça e de consequente satisfação”, comentou.

Contudo, ao longo do tempo, essa remuneração deve ser revista conforme as necessidades e a relação entre a contribuição que cada sócio teve nos resultados do empreendimento.

Remuneração do trabalho x remuneração do capital

A dificuldade de estabelecer a remuneração deve-se à confusão que muitos sócios fazem de remuneração do trabalho e remuneração do capital. Piccini explica que, no primeiro caso, a participação dos lucros está relacionada ao desempenho do sócio e seu papel exercido na operação e gestão do negócio. Já no segundo caso o pagamento é feito de acordo com a participação que o sócio tem no capital social da empresa.

Independentemente do tipo de remuneração, ela deve ser acertada logo de início, para evitar problemas. Com tempo, afirma Piccini, a remuneração igualitária começa a ser vista como injusta. É aí que a insatisfação começa e pode chegar em um ponto em que a ruptura da sociedade pode ser inevitável. Segundo o levantamento, os sócios descontentes geralmente são os que mais contribuem para os resultados dos negócios, piorando ainda mais a situação.

“Uma das formas mais eficazes de minimizar este risco é a realização de um fórum frequente para a criação de critérios e avaliação de desempenho entre os sócios”, acredita Piccini. Esse método, apesar de eficaz, é aplicado apenas por 47% das empresas.

Fonte: Por Camila F. de Mendonça, InfoMoney

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde
*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.