quarta-feira, 8 de junho de 2011

Reajuste de planos será retroativo

A Associação Proteste adverte os consumidores que têm reajuste anual dos planos de Saúde em maio e junho para ficarem atentos ao boleto de pagamento. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ainda não autorizou o aumento das mensalidades, o que vai gerar a cobrança retroativa em julho.

O mesmo problema aconteceu no ano passado, quando o percentual de 6,73% entrou em vigor a partir de 11 de junho. Os usuários dos planos individuais pagaram mais em julho e agosto porque o percentual ficou acumulado. A ANS informou que aguarda a autorização do Ministério da Fazenda para anunciar o índice de reajuste.
O aumento dos planos de Saúde vai afetar 7,8 milhões de usuários de planos individuais e familiares contratados a partir de janeiro de 1999. Este ano é possível que esteja embutido no percentual de aumento a atualização dos 70 novos procedimentos médicos incluídos no rol em 2010. "A atualização do rol poderá ter forte impacto no reajuste dos planos individuais", prevê Pollyana Carlos Silva, supervisora institucional da Associação Proteste.
Pollyana acrescenta que os órgãos de defesa do consumidor precisam conhecer o impacto da atualização dos procedimentos médicos em 2010 para avaliar o nível de repasse para o custo do plano de Saúde. Ela lembra que a inflação acumulada entre maio/2010 e junho/2011 foi de 6,51% pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em sua avaliação, a ANS não pode permitir aumentos abusivos porque os planos de Saúde envolvem uma questão de risco, e quem não usa paga pelos que usam os serviços.[7]
A supervisora institucional da Proteste orienta os usuários dos planos individuais ficarem atentos aos boletos de pagamento porque o reajuste só pode ser aplicado com a autorização da ANS. Além disso, o índice só poderá ser implantado na data de aniversário do contrato. Os consumidores que se sentirem prejudicados devem denunciar à ANS.

Fonte: Diário de Natal

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde

*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.