terça-feira, 17 de agosto de 2010

Os Sete A’s de um Plano de Marketing

Ferramentas para o planejamento, execução e controle de um plano de marketing.

Alcance - Defina objetivos que podem ser quantitativos ou qualitativos. Saiba o que você quer como empresário diante das oportunidades do mercado, pois sabemos que “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.


Ambiente - Identifique os recursos disponíveis. Onde há vontade, há meios. O mundo conspira a favor dos que sabem onde querem chegar. Providencie os meios para atingir de maneira racional os objetivos. Relacione principalmente as pessoas com as quais poderá contar e, em que elas poderão lhe ajudar.

Análise - Descubra até que ponto seus objetivos são aceitáveis pelo mercado. Pesquise as variáveis externas e internas que podem influenciar nos resultados. Analise o macro-ambiente explorando os fatores PASTEL: Político, Social, Tecnológico, Econômico e Legal. Estude os elementos que compõem o mercado e as suas forças - clientes, fornecedores, concorrentes, novos entrantes e substitutos. Por fim, faça uma análise interna identificando os pontos fortes e a melhorar. Para isso, julgue-se em relação aos Fatores-Chave para o Sucesso (FCS), que normalmente são de três a cinco atributos desejáveis pelo mercado, bem como a estrutura da empresa e os componentes das áreas funcionais básicas relacionados aos Clientes - Marketing e Vendas, Pessoas – Recursos Humanos, Finanças –recursos disponíveis, controles, conhecimento e forma de administrá-los, Processos Internos – Área de Produção se for uma indústria e Operacional se comércio ou serviço, comparando-se nestes quisitos com os concorrentes.

Adaptação – Ajuste a sua oferta ao mercado, para torná-la facilmente aceitável. Nesta fase, elabore o Composto Mercadológico em sintonia com o público-alvo, produto, preço, promoção e ponto de venda. Durante a implementação seja flexível, isto é, mude de acordo com as variáveis do ambiente, para que se maximizem os impactos no mercado a partir da aplicação das ferramentas e de seus recursos e retornos esperados.

Ativação – Faça planos de ação definidos. O quê? Como? Quem? Quando? Quanto? Como medir? Ofereça produtos e serviços nos pontos e nas épocas e sob condições adequadas à sua demanda e lance mão da mída para divulgá-los e promovê-los.

Avaliação – Exerça o controle contínuo sobre as funções mercadológicas, pois “o que não se mede não se controla”.

Aprendizagem – Utilize o que a experiência lhe ensinou para aumentar a eficiência e eficácia dos processos futuros. Tenha uma gestão de excelência, corrija e aprenda com os resultados rodando as quatro fases da ferramenta da qualidade desenvolvida por Deming, chamada PDCA – “Plan”: planejar, “Do”: fazer, “Check”: verificar e “Action”: agir - que possibilitam o aprendizado e a evolução contínua.

Fonte: Soeli de Oliveira é consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas de Marketing,
Varejo, Atendimento e Motivação. E-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo - RS.


Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde
*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

2 comentários:

  1. Olá Patricia,

    Encontrei seu blog por acaso e gostei muito.
    Me senti tbm na liberdade e te pedir uma ajuda:

    Quero sair de SP e morar no interior, tenho feito pesquisas, mas não identifiquei nada que pudesse me ajudar a decidir qual cidade escolher.

    Trabalhei 16 anos a Porto Seguro Saúde e estou iniciando a corretora agora, não tenho carteira de cliente e tenho a intenção de focar meus negócios em beneficios Vida Previdencia, Odonto e saúde.

    Vc pode me ajudar onde posso buscar mais informações sobre estudos de mercado por cidade.

    Desde já agradeço.

    Elaine Sousa
    ecrsousa@gmail.com

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  2. Prezada Elaine,

    Agradecemos por seu comentário.
    Enviaremos resposta através de seu e-mail.

    Patricia Campos

    ResponderExcluir

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