terça-feira, 31 de maio de 2011

Seguro Pirata - Procon pode punir

O advogado e professor de Direito, Pedro Lepikson – ex-diretor do Procon-BA – assegura que associações e cooperativas que vendem proteção veicular podem ser punidas pelos órgãos de defesa do consumidor.

Em entrevista exclusiva ao CQCS, durante o I Simpósio do mercado de Seguros da Bahia – realizado pelo Sincor-BA – ele explicou que existem dois tipos de associações/cooperativas.

No primeiro caso estão aquelas em que os associados ou cooperativados têm total poder de decisão e, portanto, não existe relação de consumo.

O outro tipo é integrado por associações e cooperativas cujos corpos diretivos “estão lacrados” e os corpos de associados nada decidem. “Neste caso, trata-se de uma prestadora de serviço e o associado é, na prática um consumidor. Aí, a associação pode ser punida pelo Procon, inclusive quando atua como seguradora sem ter autorização para isso”, afirmou o advogado.

Ele acrescentou que para que haja a punição, o Procon precisa ser acionado pelo consumidor. “Essas falsas associações podem ser multadas pelo Procon, dependendo de como o consumidor trouxer as informações”, acentuou.

Na entrevista, ele elogiou ainda o papel desempenhado pelo corretor de seguros. De acordo com Pedro Lepikson, o corretor é “a parte mais importante do mercado”, pois, por seu intermédio, o consumidor tem o primeiro contato com a indústria do seguro. “Indiscutivelmente, o corretor é fundamental e indispensável”, salientou.

Sobre o relacionamento entre o mercado e o Procon, Pedro Lepikson lamentou a falta de uma relação mais “próxima e cordial” entre as partes. “Seria importante haver uma aproximação maior para que pudéssemos pensar, juntos, em uma estratégia para melhorar os serviços”, observou.

O evento organizado pelo Sincor-BA na semana passada contou com apoio da Escola Nacional de Seguros, da Fenacor e do Sindicato das Seguradoras da Bahia, Sergipe e Tocantins. O CQCS foi o veículo oficial do evento.

Fonte: CQCS

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde

*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.