terça-feira, 10 de maio de 2011

Ansiedade infantil (Final)

No artigo anterior, publiquei trechos de uma entrevista do psiquiatra Fábio Barbirato, chefe do setor de Neuropsiquiatria Infantojuvenil da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Ele falava ao programa “Educação em Debate”, da Super Rede Boa Vontade de Rádio, sobre a ansiedade infantil. Prosseguindo com o tema, passo a palavra ao dr. Abram Topczewski, neurologista da infância e da juventude do Hospital Albert Einstein, de São Paulo:


TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR

Indagado se a má qualidade do sono e os problemas com alimentação geram, nos pequeninos, ansiedade, o dr. Abram explicou: “Muitas vezes essas crianças têm o sono agitado, com pesadelos. Mas não somente o sono é prejudicado. Existem crianças que, quando estão ansiosas, a primeira coisa que fazem é comer de maneira compulsiva. Por outro lado, você também pode ter o que é diametralmente oposto: indivíduos ansiosos que ficam inapetentes, param de comer. Para cada pessoa, você tem realmente um quadro clínico de características diferentes”.

ADULTOS ANTES DA HORA

Na opinião do dr. Topczewski, “a avidez pelas coisas é tão grande, que você acaba colocando as crianças no mesmo esquema. Hoje, uma criança sai de manhã para a escola, depois vai correndo para casa para almoçar e ainda tem atividade esportiva, curso de inglês... Quando se vê, chega em casa às seis, sete horas da noite. Daí, só dá tempo de jantar e dormir. Isso ocorre porque ela esteve ocupada com afazeres durante todo o dia, e aquele momento de não fazer absolutamente nada, de ficar apenas brincando, ela não tem mais. Por quê? Porque estamos tornando a criança adulta antes da hora; e isso, sem dúvida, leva a uma ansiedade muito grande”.

Grato, doutores Fábio e Abram, pelos valiosos esclarecimentos.

Muito saudável também é a vivência de uma Espiritualidade Ecumênica. A prece e a meditação em família podem, e muito, auxiliar no equilíbrio das energias de nossas crianças.

SOLIDARIEDADE

Encerro hoje pedindo a Maria Santíssima, a Divina Mãe de Jesus, o Cristo Ecumênico, que leve aos corações humanos o sublime conforto do seu espírito materno. É o acolhimento universal que faz brilhar o elevado conceito de família que nos deve reger. E que ampare os milhares de pessoas atingidas pelos trágicos tornados e tempestades que assolaram o sul e o leste dos Estados Unidos nos últimos dias e tantas outras partes do mundo.

José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.

paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Fonte: Portal Seg

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde

*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.