segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Seguro Fiança Locatícia

Já está vigorando a nova lei do Inquilinato - 01/02/2010



Seguro-fiança locatícia uma boa alternativa

Já está em vigor a nova Lei do Inquilinato, que prevê a possibilidade de o fiador deixar suas obrigações durante a vigência do contrato, o que deve fazer do seguro-fiança locatícia uma boa alternativa.

"O mercado foi pego de surpresa já que não esperava que a nova Lei do Inquilinato fosse aprovada de forma tão rápida", ressaltou o gerente do produto de fiança locatícia da Porto Seguro, Luiz Carlos Henrique, em entrevista ao jornal Brasil Econômico. A companhia detém quase 95% do mercado de seguro fiança locatícia, com R$ 150,7 milhões em prêmios no acumulado de janeiro a novembro deste ano, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Nos últimos cinco anos, a Porto Seguro conseguiu crescer 50% ao ano na modalidade.

De acordo com o novo texto, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 10 de dezembro do ano passado, o fiador que quiser deixar de ser o garantidor do imóvel terá de comunicar sua decisão ao proprietário para se fixar desobrigado do compromisso em 120 dias. Assim que for comunicado, o inquilino terá 30 dias para providenciar novo fiador. Se não conseguir um novo nome, o contrato será automaticamente transformado em locação sem fiança. Isso permite a desocupação do imóvel em apenas 15 dias após a notificação judicial.

Ainda segundo o Brasil Econômico, as mudanças despertaram o interesse de outras companhias. A Mapfre reformulou seu produto em 2009 e agora aposta no acordo com imobiliárias para atingir um maior número de clientes. "Já estamos conversando com algumas imobiliárias de grande porte, localizadas em alguns centros urbanos", contou ao jornal Glaucio Toyama, diretor de negócios financeiros da Mapfre.

Membro da Comissão de Crédito e Garantia da Fenseg, o executivo Edson Frizzarim está convencido de que o mercado de seguros (leia-se fiança locatícia) sairá beneficiado com a estreia da nova Lei do Inquilinato, ocorrido nesta semana. Para ele, a perspectiva de que 3 milhões de imóveis, hoje fechados, voltem ao mercado de locações aumenta o escopo de seguros consideravelmente, tendo em vista que o setor hoje conta com aproximadamente 200 mil apólices de seguro fiança vigentes.

Contudo, o especialista admite que um quadro mais claro do mercado dependerá da efetiva aplicação da nova lei, tornando-se possível avaliar também os custos envolvidos nos seguros. De qualquer forma, “o seguro sempre será uma opção interessante, considerando-se que dá cobertura a qualquer prazo de inadimplência dos aluguéis, bem como possibilita o ressarcimento de danos ao imóvel, contas de água, luz, IPTU, condomínios e multas por quebra contratual”.

Sobre uma eventual flutuação de receita gerada pela autorização de troca de fiadores, Frizzarim lembra que “o seguro fiança oferece garantia pelo prazo da locação sem possibilidade de alteração no decorrer do contrato, mantendo esta responsabilidade constante e inalterada, o que é um atrativo aos locadores, pois eles contam com a segurança de conhecer a garantia do início ao fim”. "Este é um dos principais fatores que alavancam a crescente preferência por esta modalidade de garantia", assinalou ele.

Fontes: Seguro em Pauta
Viver Seguro


Att.
Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477
E-mail:
seguros@patriciacamposcorretora.com.br


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde
*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.