Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 16, 2014

Oportunidades para coberturas de doenças graves e cuidados de longo prazo

Imagem
Segundo o Relatório de Pesquisa com Consumidores Latino- Americanos da Swiss Re, existe um mercado potencial para seguros de vida de até 90% da população de alguns países latino-americanos. O relatório constata que a grande lacuna entre a percepção da necessidade de cobertura para cuidados de longo prazo e a penetração real dos seguros, de apenas 4%, implica a existência de uma imensa oportunidade para as seguradoras da região.
A baixa penetração dos seguros no Brasil e a percepção existente no México da necessidade de melhor cobertura para doenças graves são consideradas oportunidades de crescimento específicas.
A pesquisa da Swiss Re, que analisou as respostas de 5.001 pessoas, com idade entre 21 e 70 anos, em seis países da América Latina (Brasil, México, Chile, Colômbia, Peru e Porto Rico), constatou que, muitas vezes, a cobertura de seguros poderia ser customizada de forma mais adequada para atender às necessidades dos consumidores. Ao serem perguntados sobre o que os motivava a adq…

Seguro usado por escritórios está na pauta da Susep

Imagem
O seguro de responsabilidade civil usado por escritórios de advocacia está na pauta da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Os chamados seguros de RC D & O — voltado a diretores e administradores de sociedades — são formas de garantir que erros ou omissões de profissionais liberais que causem danos a terceiros não inviabilizem o negócio devido a condenações judiciais. Uma minuta de circular que estabelece diretrizes gerais aplicáveis ao seguro foi colocada em consulta pública. Os interessados poderão encaminhar, em até 30 dias, seus comentários e sugestões, por meio de mensagem eletrônica dirigida ao endereço diret.rj@susep.gov.br — deve ser utilizado o formulário disponível no site da Susep.
União de forças
Depois de dez anos de parceria, os escritórios Arystóbulo Freitas Sociedade de Advogados e Dias Carneiro se fundiram. O plano, há muito discutido entre os advogados, foi colocado em prática no ano passado, quando os sócios do Dias Carneiro levaram adiante o objetivo de …

Seguro de transporte e sua realidade no mercado brasileiro

Imagem
Para fazer um balanço referente ao desempenho da carteira de transporte, o CQCS entrevistou uma das maiores seguradoras que oferece essa modalidade, a Berkley Brasil. Durante a entrevista, o superintendente de Transportes da Berkley Brasil, Sidney Cesare Junior, trouxe algumas das principais ações da seguradora, além das expectativas para 2014 e das prospecções da modalidade no mercado. Confira:
CQCS – Como o senhor avalia o desempenho da carteira em 2013? Sidney Cesare – O último ano foi excelente para a carteira de transportes da Berkley Brasil. Figuramos entre os melhores índices de sinistralidade do mercado (fonte SUSEP) e houve um desenvolvimento considerável nos produtos de transporte nacional e internacional voltados a embarcadores, nosso foco de negócios.
CQCS – Qual a sua real percepção frente à aceitação e procura pelo seguro de transporte pelos segurados? S.C – Conforme a legislação, toda empresa que produz ou tem responsabilidade pela distribuição de mercadorias, obrigatori…

Susep e ANS unem-se em defesa do consumidor

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) assinaram termo de cooperação técnica, com o intuito de instituir e disciplinar o intercâmbio de informações entre ambas autarquias, bem como a transferência mútua de tecnologia aplicada à supervisão das duas alçadas. O acordo, que tem como foco principal a proteção dos direitos dos consumidores, também prevê eventual coordenação nas ações de monitoramento de operadoras de saúde ligadas a grupos seguradores.
O intercâmbio de informações tem por objetivo prover as partes de dados, esclarecimentos e técnicas que permitam um melhor acompanhamento do desempenho operacional, econômico e financeiro das instituições sujeitas à fiscalização das duas autarquias.
O termo será administrado por uma comissão integrada por quatro servidores da Susep e outros quatro da ANS. Os servidores deverão se reunir, ordinariamente, pelo menos uma vez a cada semestre, a fim de avaliar o desempenho do termo.
Caberá tanto…

HOJE É TEMPO DE SER FELIZ!

Imagem
A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver. 
Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existencia as mais diversas formas de sementes.
Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós,será plantação que poderá ser vista de longe...
Para cada dia, o seu empenho. A sabedoria bíblica nos confirma isso, quando nos diz que "debaixo do céu há um tempo para cada coisa!"
Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura.
Felicidade talvez seja isso: alegria de recolher da terra que somos, frutos que sejam agradáveis aos olhos!
Infelic…

Tudo o que você precisa saber sobre seguro de carro para portadores de deficiência

Imagem
SÃO PAULO – Já faz mais de uma década que o seguro de carro para portadores de deficiência física foi lançado no Brasil pela seguradora Phoenix, entretanto, ainda que exista um esforço por parte das seguradoras em incluir o portador de deficiência no mercado segurador o produto ainda não é tão popular quanto deveria (ou poderia) ser. Por isso, o portal Prestum Seguros realizou um levantamento das seguradoras que oferecem este seguro.
A Porto Seguro, por exemplo, oferece seguro auto para pessoas portadoras de deficiência física que sejam os condutores principais do automóvel e apresentem um laudo médico emitido por organizações de trânsito como o Detran. Entre seus benefícios, estão a oferta de um carro adaptado por sete dias em caso de sinistro, assistência 24 horas com direito à troca de pneus, descontos na adaptação do carro, entre outros.
Já o Grupo BB e Mapfre também tem seguro para portadores de deficiência que não difere muito do seguro comum. “O seguro de automóvel para portadore…

Preço do seguro dobra de acordo com perfil

Imagem
Seguradoras se empenham em traçar perfil mais preciso possível para evitar perdas e fraudes

Na hora de fazer o seguro do automóvel, o CEP (Código de Endereçamento Postal) do cliente pode fazer uma enorme diferença no preço da apólice. Na tentativa de “praticar a justiça tarifária”, como chamam, as seguradoras se empenham em criar perfis risco cada vez mais complexos para definir o quanto cada cliente vai pagar anualmente.
E a diferença no perfil dos clientes evoluiu muito além do clássico “mulher paga menos porque se arrisca menos”. Hoje, detalhes como se o trabalho do cliente tem estacionamento ou se o trajeto de casa para o trabalho passa por determinada região, influenciam diretamente no custo.
“Quanto mais complexo, mais justo vai ser”, afirma Arnaldo Odlevatti Júnior, delegado regional do Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguro do Estado de São Paulo). “No futuro, as seguradoras terão ferramentas ainda mais precisas para mapear os riscos.”
De acordo com Odlevati, as diferenças …

O seguro cobre acidentes envolvendo uma grande quantidade de pessoas?

Imagem
Tanto pessoas físicas como jurídicas podem requerer indenizações em acidentes envolvendo muitas pessoas.

Como foi amplamente noticiado, um caminhão basculante, circulando com a caçamba levantada, colidiu e derrubou uma passarela de uma importante via expressa da cidade do Rio de Janeiro. Dois carros, uma moto e dois transeuntes foram atingidos pela estrutura e o incidente deixou um saldo de cinco mortos e quatro feridos. O caminhão pertence a uma empresa de retirada de entulhos e aluguel de retroescavadeiras.A estrutura era para passagem de pedestres.
Um acidente desse tipo, que envolve grande quantidade de pessoas, pode mobilizar diversos seguros. Tanto as pessoas jurídicas quanto as físicas podem requer indenizações caso possuam apólices para protegê-las do sinistro. Vamos aos exemplos mais óbvios.
As proteções para pessoas físicas
Quanto às pessoas físicas, o seguro que logo vem à mente é o Dpvat – seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestre…

Qual o papel do cliente ao contratar um seguro?

Imagem
Ao contratar um seguro, o cliente deve ficar atento as coberturas oferecidas, as exclusões e, principalmente a idoneidade do corretor de seguros e suas referências, além de com qual seguradora está sendo fechada a apólice.
“Infelizmente o consumidor brasileiro tem o mau hábito de ler apenas as condições gerais do contrato. E isso piorou, pois as seguradoras não enviam mais as condições impressas, o que leva o segurado a contar apenas com as informações disponíveis no site da companhia”, ressalta o corretor PF, Marcio Freitas (Rio de Janeiro-RJ).
O cliente deve ficar atento ainda, a atitude de determinados corretores, destaca Eliés da Silva, da Elibraz Corretora de Seguros (Belo Horizonte-MG). “O seguro pode ser mais barato, mesmo sendo feita a cotação na mesma seguradora”, conta. Ele diz que um determinado corretor pode fazer a análise do perfil do cliente em uma seguradora “x” e obter um prêmio mais barato, do que o de outro corretor que fez a cotação na mesma companhia. Porém, cabe a…