domingo, 7 de fevereiro de 2010

Seguro Garantia

O QUE É SEGURO GARANTIA?

Quando se fala em Seguro de um modo geral, logo, os campeões que estão sempre na mente das pessoas são os seguros de Automóvel, Vida e Residência. Entretanto, o que muitas empresas e até mesmo as pessoas desconhecem é o Seguro Garantia uma modalidade que vem a cada dia ganhando espaço no mercado segurador.

Esse tipo de seguro existe há muitos anos, com outra roupagem, mas já existia. Historicamente falando, o Seguro Garantia ou as "fianças ou avais" foram conhecidas pelos povos antigos e utilizadas muitos anos antes de Cristo.

Os tempos mudaram e séculos depois surgem as primeiras companhias seguradoras no mundo. No entanto no Brasil, somente nos anos 90 que o Seguro Garantia toma força com a Legislação Brasileira.

O Seguro Garantia é um tipo de seguro destinado aos órgãos públicos e às empresas privadas com o objetivo de garantir o fiel cumprimento das obrigações contratuais estipuladas pelas partes.

Em órgãos públicos, o Seguro Garantia é usado em garantias de manutenção de oferta (concorrência) e de fiel cumprimento dos contratos. Nas empresas privadas encontramos o seguro em relações contratuais feitas com terceiros que desejam anular o risco de descumprimento com seus fornecedores, prestadores de serviços etc. Veja quem são os envolvidos em um Seguro Garantia:

Tomador: É a empresa contratada para executar uma obra, prestar um serviço ou fornecer mercadorias, matéria prima ou equipamentos. É o Tomador quem paga o prêmio (custo do seguro) e contrata o seguro para garantir ao Segurado o cumprimento das obrigações assumidas.

Segurado: É o credor da obrigação, ou seja, a empresa ou órgão público que contrata o Tomador. O Segurado é o beneficiário da apólice.

Garantidor: É a Seguradora, uma empresa autorizada a emitir apólices para garantir as obrigações de um tomador definidas em contrato.

Seguro Garantia X Seguro Fiança

Na realidade não existe "seguro fiança". Essa expressão era usada há muito tempo para a contratação da “Fiança Bancária”, que tem a mesma finalidade do Seguro Garantia, mas com características bem diferentes (veja o quadro comparativo abaixo).

Seguro Garantia X Fiança Bancária

Aspectos

Seguro Garantia

Carta de Fiança Bancária

Taxas anuais

De 0,5% a 2,25%a.a. conforme a empresa

Variam de 3,5% a 8%a.a.

Variação das taxas

Oscilam de acordo com o desempenho econômico - financeiro da empresa

Variam de acordo com o mercado financeiro

Prazo de Vigência

Prorrogação automática do prazo da apólice

O banco se exonera após o término de vigência

Reciprocidade

Não. É contratado com uma corretora / seguradora

Sim. O banco exige saldo e aplicações financeiras da empresa

Comprometimento do capital de giro

Não. É uma fonte crédito adicional para a empresa

Sim. Reduz a linha de crédito da empresa

Documentação

São as mesmas para abertura de conta bancária e o crédito vale por 1 ano

O crédito é reavaliado na emissão de cada carta de fiança

Garantia da Operação

Tem o lastro de todo o mercado segurador

O aval é somente do banco emissor

Prazo de Obtenção

De 1 a 3 dias

De 10 à 15 dias

Conceito

Estruturado para atender as garantias contratuais. Só o contrato concluído interessa à seguradora

O instituto jurídico da fiança faculta ao banco a execução sem prévio aviso ao afiançado.

Parceria / Assessoria

Sim. É feita toda a análise para cumprimento das obrigações contratuais

Não. Sua atividade fim não prevê prestar assessoria contratual a empresa

Cobrança de multas e juros

Multas e juros não fazem partem da receita das seguradoras

Sim. Multas e juros fazem parte da receita do banco

O Seguro Garantia é uma das formas de caução para a participação em concorrências e garantia de execução de contratos. Além do mais, o Seguro Garantia é uma forma de caução bem mais barata e de fácil obtenção do que a Fiança Bancária. Outro detalhe é que o seguro não afeta a linha de crédito bancário.

Para contratação do Seguro Garantia é necessário o cadastro de sua empresa nas Seguradoras e um Contrato/Licitação que tenha a cláusula de Garantia Contratual.

O cadastro da empresa tem como objetivo definir a taxa anual e o limite para operação e emissão de Apólice do Seguro Garantia (veja Formulário no link http://www.patriciacamposcorretora.com.br/peca_seu_calculo.html#null ou entre em contato conosco para que enviemos o mesmo por e-mail).

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477
E-mail:
seguros@patriciacamposcorretora.com.br


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde
*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Seminário Internacional Discutirá o Desenvolvimento da Indústria de Software e Serviços de TI na América Latina

Seu objetivo é promover a aproximação entre representantes da iniciativa privada, governos e universidades da América Latina



Nos dias 11 e 12 de fevereiro, a Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com o apoio da SOFTEX, realizará em São Paulo a primeira edição do “Seminário Internacional sobre Software e Serviços de Tecnologia da Informação: Políticas Públicas e Estratégias Empresariais para a América Latina e o Caribe”.

Seu objetivo é promover a aproximação entre representantes da iniciativa privada, Governos e universidades da América Latina e do Caribe para debater temas relacionados à indústria de software regional, em particular à sua competitividade internacional, buscando fortalecer a cooperação regional na área de políticas públicas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Na oportunidade, serão realizadas palestras com autoridades e especialistas de toda a região para subsidiar as discussões e a redação, ao final do encontro, de um documento reunindo propostas para estimular a indústria de software local, bem como promover, por seu intermédio, a inclusão digital.

Integram a grade de palestrantes Augusto César Gadelha, secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia (Sepin/MCT); Francelino Grando, secretário de Tecnologia Industrial, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Arnaldo Bacha, vice-presidente executivo da SOFTEX; embaixador José Rivera Banuet, Secretário-Geral do Sistema Econômico Latino-Americano (SELA); Miguel Perez, presidente da Asociación Chilena de Empresas de Tecnologías de Información (ACTI); Nicolás Jodal, vice-presidente da ARTECH/Cluster de Software do Uruguai; Carlos Lisandro Salas, secretário de Comunicações da República Argentina; e Pablo Bello, subsecretário de Telecomunicações do Chile.

A realização do evento também conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores; Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO), Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM), Federação Nacional da Informática (FENAINFO), Câmara Brasileiro de Comércio Eletrônico (CAMARA-e.net), Sistema Econômico Latino-Americano (SELA), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), e Projeto Mercosul Digital.

O “I Seminário Internacional sobre Software e Serviços de Tecnologia da Informação: Políticas Públicas e Estratégias Empresariais para a América Latina e o Caribe” será realizado no Hotel Blue Tree Premium Berrini (Rua Quintana, 1012). As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelos e-mails ana.almeida@mdic.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e kelly.alecrim@mdic.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Informações adicionais e programação completa no endereço http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/index.php?area=3

CONHEÇA A SOFTEX (www.softex.br) – A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX) é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Exportação do Software Brasileiro – Programa SOFTEX, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). As seguintes diretrizes pautam o trabalho da SOFTEX: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software; capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior. O “Sistema SOFTEX” reúne mais de 1.600 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede de agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da SOFTEX contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, ABINNEE, Apex-Brasil, ANPROTEC, ASSESPRO, BID, BNDES, CNI-SENAI, CNPq, FENADADOS, FENAINFO, FINEP, Frente Parlamentar de Informática, MCT/SEPIN, MDIC, SBC e SEBRAE.

Fonte: Mário Pereira NOTÍCIAS - Info & Ti

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477
E-mail:
seguros@patriciacamposcorretora.com.br


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde
*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Veículos novos vão ter antifurto

Segundo o cronograma do Contran, toda a frota zero-quilômetro precisará sair com rastreador e bloqueador até dezembro



Até dezembro deste ano, todos os carros, as motos e os caminhões terão de sair de fábrica com mais um dispositivo para dificultar a ação de ladrões. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou ontem, no Diário Oficial, o calendário para a instalação obrigatória de rastreadores e bloqueadores em veículos novos, nacionais ou importados. A intenção é de que os motoristas possam localizar e parar o veículo em caso de furto ou roubo.

De acordo com o cronograma, 20% da produção total de carros, camionetas, caminhonetes e utilitários sairá de fábrica com o kit antifurto a partir de 1º de julho. A partir de 1º de outubro, o índice subirá para 40%. Para motos e caminhões, o calendário é outro, mas dezembro permanece como o prazo final para que toda a frota saia com os equipamentos.

Segundo a resolução que tornou obrigatória a instalação dos aparelhos, não será necessário qualquer tipo de contratação de serviço para usar o bloqueador equipamento que impede o funcionamento do veículo em caso de roubo ou furto. O Contran exige que a função já venha de fábrica disponível para uso.

A regra é diferente com relação os rastreadores aparelho que, ao enviar sinais a satélites e recebê-los de volta, permite estabelecer a localização dos veículos. A ativação não será obrigatória. Caberá ao proprietário decidir sobre a habilitação com prestadores de serviço.[2]

Apesar de reforçar a segurança dos motoristas, a medida é polêmica. Desde que foi anunciada, recebeu críticas porque ameaça encarecer o preço dos veículos novos em pelo menos R$ 1 mil.

Fonte: Revista Mapfre NOTÍCIAS - Seguros


Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477
E-mail:
seguros@patriciacamposcorretora.com.br


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde
*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Golpes de seguros cresce 43,2% no País

Os golpes envolvendo seguros - de vida, residencial ou de veículos - cresceram 43,2% entre 2008 e 2009. A Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão público responsável pela fiscalização e controle do setor, recebeu 1.832 denúncias de vítimas de falsos corretores no ano passado.



O Estado de São Paulo responde por 50% desse fluxo de golpes e denúncias, segundo o Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo (Sincor-SP). A alta dos golpes fica evidenciada também pelo número de corretores com registro cassado, que subiu de 31 em 2008 para 42 no ano passado no Estado. "Esse é um número baixo se comparado à base de 28 mil corretores que existem no Estado, mas alto se comparado à média de uma ou duas cassações por ano, que tínhamos até 2000", diz Leôncio de Arruda, presidente do Sincor-SP.

Segundo Arruda, em geral os golpistas têm conhecimento do mercado. "São ex-funcionários de seguradoras e pessoas ligadas ao mercado, que sabem qual é a abordagem com o cliente", afirma. O elemento comum a todos os golpes são sempre as vantagens oferecidas à vítima. Saldos a receber, prêmios especiais e preços muito abaixo dos praticados no mercado são as principais características das fraudes com seguros.

A coordenadora de atendimento da Susep, Glória Barbosa da Silva, diz que o golpe mais aplicado é aquele em que falsos corretores ligam para as vítimas e dizem que elas têm algum valor a receber da seguradora, mas que, para isso, precisam fazer um depósito para a suposta seguradora. "As principais vítimas são aposentados e pessoas idosas, que são mais crédulas", diz. Viúvas e pessoas com menos experiência em seguros também são alvos preferenciais dos golpistas.

Fiscalização

O combate à fraude é dificultado porque os golpistas são cautelosos. "É muito difícil provar esse tipo de golpe, porque os fraudadores tomam precauções para não serem rastreados, só usam celular e e-mails como forma de comunicação", diz Danilo Sobreira, assistente da diretoria da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados (Fenacor).

A principal arma do consumidor é a informação. "Quando alguém oferecer um seguro com descontos acima de 40% do valor do mercado, desconfie", recomenda Arruda. Outra dica que ele dá é em relação à abordagem do golpista. "Se alguém diz que é corretor de determinada seguradora já é golpe, porque o corretor não pode ser vinculado a uma seguradora." As informações são do Jornal da Tarde.

Fonte: Agencia Estado NOTÍCIAS - Seguros


Comentário Patricia Campos:

Todo Corretor de Seguros, habilitado pela Susep, possui uma Carteira Profissional com número de registro expedida pela mesma.

Para se prevenir de golpes, ou da contratação de coberturas que não condizem com as necessidades do segurado, o caminho é exigir a apresentação da Carteira da Susep do Corretor de Seguros e conferir a situação de seu registro no link
http://www.fenacor.com.br/scripts/cic_nome.dll?SEGURANCA=0000&PROC=NACIONAL.

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477
E-mail:
seguros@patriciacamposcorretora.com.br


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde
*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Desejo a você uma semana abençoada!

Não importa como você é Deus te ama!


Evandro, muito desanimado, entrou numa igreja e em determinado momento disse para Deus:

“Senhor, aqui estou porque em igrejas não há espelhos, pois nunca me senti satisfeito com minha aparência".

Subitamente uma folha de papel caiu aos seus pés, vinda do alto do templo, ele a apanhou e nela viu a seguinte mensagem:

Evandro você é minha criatura, nenhuma das minhas obras veio ou ficou sem beleza, pois a feiúra é invenção dos homens e não minha.

Evandro não importa se um corpo é gordo ou magro: ele é o templo do Espírito e este é eterno.

Evandro não importa se braços são longos ou curtos: sua função é o desempenho do trabalho honesto.

Evandro não importa se as mãos são delicadas ou grosseiras: sua função é dar e receber o Bem.

Evandro não importa a aparência dos pés: sua função é tomar o rumo do Amor e da Humildade.

Evandro não importa o tipo de cabelo, se ele existe ou não numa cabeça: o que importa são os pensamentos que por ela passam.

Evandro não importa a forma ou a cor dos olhos: o que importa é que eles vejam o valor da Vida.

Evandro não importa um formato de nariz: o que importa é inspirar e expirar a Fé.

Evandro não importa se a boca é graciosa ou sem atrativos: o que importa são as palavras que saem dela.

Evandros da vida, hoje de uma forma especial não esqueça: você é importante para Deus.

40.jpg vc. é especial para Deus image by N1c3-r3tiro

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477
E-mail:
seguros@patriciacamposcorretora.com.br


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde
*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.