Postagens

Mostrando postagens de Maio 24, 2011

Para pensar.... e colocar em prática

O FRASCO DE MAIONESE E UM CAFÉZINHO
Quando as coisas na vida parecem demasiado, quando 24 horas por dia não são suficientes...Lembre-se do frasco de maionese e do café.
Um professor, durante a sua aula de filosofia sem dizer uma palavra, pega num frasco de maionese e esvazia-o...tirou a maionese e encheu-o com bolas de golf.
A seguir perguntou aos alunos se o Frasco estava cheio. Os estudantes responderam sim.
Então o professor pega numa caixa cheia de pedrinhas e mete-as no frasco de maionese. As pedrinhas encheram os espaços vazios entre as bolas de golf.
O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim.
Então...o professor pegou noutra caixa...uma caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de maionese. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o professor voltou a perguntar se o fr…

Especial Seguro de Responsabilidade Civil

Prezado Leitor,Na busca constante de fornecer informações sobre o Mercado Segurador, principalmente, dos Seguros que o mesmo pode lhe oferecer, vimos hoje apresentar de forma mais detalhada todas as prerrogativas do Seguro de Responsabilidade Civil.Esta cobertura ainda é pouco conhecida e, portanto, pouco utilizada nas relações comerciais e pessoais.Entretanto, ao ler as matérias publicadas abaixo, você constatará a necessidade deste Seguro uma vez que ele protege o patrimônio, pessoal e empresarial, das partes envolvidas.Todas as nossas ações, principalmente as que são executadas por terceiros em nosso nome, estão sujeitas a causar, involuntariamente, um dano material ou corporal a um terceiro.A justiça tem analisado as ações de Responsabilidade Civil com muito rigor e imposto indenizações justas a quem vai receber e onerosas para quem vai pagar.Sem a garantia de uma Apólice de Seguro de Responsabilidade Civil todo o patrimônio construído por anos de trabalho pode cair por terra.Espe…

Responsabilidade Civil

Imagem
Responsabilidade Civil é a obrigação de reparar o dano causado
Responsabilidade civil é a obrigação de reparar o dano que uma pessoa causa a outra. Em direito, a teoria da responsabilidade civil procura determinar em que condições uma pessoa pode ser considerada responsável pelo dano sofrido por outra pessoa e em que medida está obrigada a repará-lo.
A reparação do dano é feita por meio da indenização, que é quase sempre pecuniária. O dano pode ser à integridade física, aos sentimentos ou aos bens de uma pessoa.
Responsabilidade contratual e delitual
A teoria da responsabilidade civil distingue entre a obrigação do devedor no sentido de cumprir o que estipulou com o credor (num contrato) e a obrigação de reparar o dano causado por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência (em direito civil, o chamado "delito"). Dá-se ao primeiro caso o nome de responsabilidade contratual ou ex contractu e ao segundo, responsabilidade delitual, aquiliana (devido à Lex Aq…

Seguro de responsabilidade civil

Se você é executivo, ou mesmo profissional liberal, provavelmente já ouviu falar do seguro de responsabilidade civil. Se você não se enquadra em nenhuma destas categorias é possível que o termo lhe pareça familiar, já que alguns dos seguros de automóveis oferecidos pelo mercado incluem esse tipo de proteção.Mas, exatamente, que tipo de proteção oferece esse seguro? O principal objetivo do seguro de Responsabilidade Civil, ou RC como também é conhecido, é de garantir a sua proteção caso seja responsabilizado civilmente por ter causado danos involuntários pessoais e/ou materiais a terceiros.Para quem não sabe, a grande diferença entre responsabilidade civil e penal é exatamente esta: a falta de intenção de prejudicar o outro. Na responsabilidade penal, por outro lado, como existe intenção de causar o dano, o responsável está sujeito a cumprimento de pena como previsto na lei.Por que ter este tipo de seguro?
Caso você se envolva em um acidente, você pode ser condenado na Just…

A Responsabilidade Civil nos Contratos de Seguro e de Transporte. Uma abordagem à luz do Novo Código Civil

por Sérgio GabrielSumário: 1. Introdução; 2. Responsabilidade Civil; 3. O Contrato de Seguro e a Responsabilidade Civil; 4. O Contrato de Transporte e a Responsabilidade Civil; 4.1. Transporte de Pessoas; 4.2. Transporte de Coisas; 5. Conclusão; 6. Bibliografia.
1. Introdução

A responsabilidade civil é um dos temas mais apaixonantes do direito, no entanto, a sua discussão gera sempre polêmica, haja vista que culturalmente temos embutido em nossa realidade social uma sensação de impunidade, e quando se fala em impunidade não se fala em responsabilidade.
E sempre que um tema jurídico gera polêmica, necessário se faz invocar os ensinamentos do Professor Tércio Sampaio Ferraz Júnior: "Estudar o direito é, assim, uma atividade difícil, que exige não só acuidade, inteligência, preparo, mas também encantamento, intuição, espontaneidade. Para compreendê-lo é preciso, pois, saber e amar. Só o homem que sabe pode ter-lhe o domínio. Mas só quem o ama é capaz de dominá-lo rendendo-…

D&O é um seguro de proteção ao patrimônio dos executivos e Administradores

Os principais responsáveis pela vinda do seguro D&O para o Brasil foram os Americanos que aqui vieram a trabalho, e, acostumados a terem esta segurança lá fora, começaram a exigir uma cobertura semelhante para que, ao administrar empresas brasileiras, não colocassem em risco os seus patrimônios.A apólice de seguro de D&O funciona como uma conta corrente, onde o segurado contrata uma verba de R$ 5 milhões (por exemplo), e pode utilizá-la de acordo com as eventuais demandas judiciais em que seus administradores forem citados e condenados.Situação de RiscoA legislação brasileira prevê expressamente a possibilidade da responsabilização pessoal (individual, solidária e subsidiária) dos administradores em razão de reclamações:Trabalhistas;Tributárias;Relações de consumo;Relações societárias;Danos Ambientais, etc.D&O (Directors and Officers) é o seguro de responsabilidade que visa proteger o patrimônio pessoal dos administradores.O que está cobertoCustos de de…