MARCOS BURGHI
Foram 459 denúncias de janeiro a abril deste ano ante 601 no mesmo período de 2009
Foram 459 denúncias de janeiro a abril deste ano ante 601 no mesmo período de 2009
O número de denúncias de consumidores contra a ação de falsos corretores de seguros encaminhadas à Superintendência de Seguros Privados (Susep) diminuiu neste ano. Segundo analistas, a queda ocorreu porque o mercado e os consumidores estão mais atentos.
De acordo com dados da Susep, órgão do Ministério da Fazenda encarregado de fiscalizar o setor, nos primeiros quatro meses de 2010 foram encaminhadas 459 denúncias ante 601 no mesmo período de 2009.
Uma das formas mais comuns de golpe é a oferta do produto a idosos por telefone, alerta o Departamento de Atendimento ao Público da Susep. A pessoa segue as orientações do falso vendedor, faz os pagamentos solicitados e só descobre que foi enganada quando tenta contato para alguma informação ou no momento de acionar o seguro. A Susep explica que todas as denúncias recebidas são encaminhadas pelo órgão ao Ministério Público (MP) para futura investigação.
Francisco D Orto, coordenador do curso MBA executivo em Seguridade da Trevisan Escola de Negócios, acredita que as seguradoras estejam mais atentas à ação de falsos corretores, preocupadas com eventuais prejuízos a suas imagens. Os segurados contam com mais informações , diz.
D Orto afirma que os consumidores que estejam dispostos a comprar uma apólice de seguros devem fazê-lo por meio de profissionais credenciados na Susep. Todos os profissionais que atuam legalmente no mercado devem ser registrados no órgão e apresentar a credencial fornecida no momento do registro. Outra alternativa é consultar o histórico do corretor junto à seguradora , recomenda.
Leôncio Arruda, presidente do Sindicato dos Corretores de Seguro do Estado (Sincor-SP), afirma que embora o número de denúncias tenha caído, ainda é alto. Os clientes ficaram mais exigentes, a concorrência aumentou e mesmo assim o problema persiste , observa.
Arruda afirma que o Sincor-SP também recebe denúncias e as encaminha para o MP. As reclamações podem ser feitas pelo site www.sincorsp.org.br ou pelo disque denúncia do sindicato, no telefone 0800 114999.
Ele lembra que a página do sindicato na internet também permite aos consumidores verificarem os registros dos corretores, inclusive se a autorização de atuação como profissional da área foi cassada.
Outra forma de certificar-se sobre a idoneidade da operação é checar com a seguradora se o produto oferecido pelo corretor está, de fato, à venda, e se a oferta está sendo feita por pessoa autorizada. Júlio Avellar, superintendente geral da Central de Serviços da Confederação Nacional das Seguradoras (Cnseg), diz esperar que a redução não seja circunstancial, mas sim corresponda ao esforço da confederação e das empresas de seguro em orientar os consumidores para que não se tornem alvos fáceis de golpes .
Segundo ele, as seguradoras em conjunto com a Susep vêm desenvolvendo trabalhos de informação aos consumidores e de repressão à má conduta no mercado.
Avellar lembra que os prejuízos não são causados só por falsos ou maus profissionais, mas também por associações que vendem seguros sem autorização para criar um produto e comercializá-lo. Denúncias também podem ser feitas pelo fone 181 , diz.
INFORME-SE
No site do Sincor-SP (www.sincorsp.org.br) é possível verificar se a pessoa que está vendendo o seguro tem registro profissional e também se teve seu registro cassado.
No site, o consumidor também pode conferir a situação econômico-financeira da seguradora. Clique em Estudos Econômicos à esquerda da tela e, em seguida, clique em rating
Antes de qualquer assinatura, certifique-se junto à seguradora se o produto é de fato comercializado e se a pessoa que o está oferecendo tem autorização para fazê-lo.[2]
Cuidado com associações que vendem produtos maquiados.
Fonte: Jornal da Tarde
Comentário:
No site do Sincor-SP você terá acesso aos Corretores de São Paulo.
No site da Fenacor você tem acesso a todos os Corretores de Seguros, habilitados pela Susep, de todo o Brasil, constando a informação de ativo, cancelado, não recadastrado ou suspenso.
Não deixe de pesquisar se quem o atende é um Corretor(a) de Seguros devidamente habilitado pela Susep.
Site: http://www.fenacor.com.br/scripts/cic_nome.dll?SEGURANCA=0000&PROC=NACIONAL
Att.
Patricia Campos
Susep: 10.059238-2
Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477
*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde
*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel
Nenhum comentário:
Postar um comentário