segunda-feira, 31 de maio de 2010

Cai o número de golpes do seguro

MARCOS BURGHI

Foram 459 denúncias de janeiro a abril deste ano ante 601 no mesmo período de 2009


O número de denúncias de consumidores contra a ação de falsos corretores de seguros encaminhadas à Superintendência de Seguros Privados (Susep) diminuiu neste ano. Segundo analistas, a queda ocorreu porque o mercado e os consumidores estão mais atentos.

De acordo com dados da Susep, órgão do Ministério da Fazenda encarregado de fiscalizar o setor, nos primeiros quatro meses de 2010 foram encaminhadas 459 denúncias ante 601 no mesmo período de 2009.

Uma das formas mais comuns de golpe é a oferta do produto a idosos por telefone, alerta o Departamento de Atendimento ao Público da Susep. A pessoa segue as orientações do falso vendedor, faz os pagamentos solicitados e só descobre que foi enganada quando tenta contato para alguma informação ou no momento de acionar o seguro. A Susep explica que todas as denúncias recebidas são encaminhadas pelo órgão ao Ministério Público (MP) para futura investigação.

Francisco D Orto, coordenador do curso MBA executivo em Seguridade da Trevisan Escola de Negócios, acredita que as seguradoras estejam mais atentas à ação de falsos corretores, preocupadas com eventuais prejuízos a suas imagens. Os segurados contam com mais informações , diz.

D Orto afirma que os consumidores que estejam dispostos a comprar uma apólice de seguros devem fazê-lo por meio de profissionais credenciados na Susep. Todos os profissionais que atuam legalmente no mercado devem ser registrados no órgão e apresentar a credencial fornecida no momento do registro. Outra alternativa é consultar o histórico do corretor junto à seguradora , recomenda.

Leôncio Arruda, presidente do Sindicato dos Corretores de Seguro do Estado (Sincor-SP), afirma que embora o número de denúncias tenha caído, ainda é alto. Os clientes ficaram mais exigentes, a concorrência aumentou e mesmo assim o problema persiste , observa.

Arruda afirma que o Sincor-SP também recebe denúncias e as encaminha para o MP. As reclamações podem ser feitas pelo site www.sincorsp.org.br ou pelo disque denúncia do sindicato, no telefone 0800 114999.

Ele lembra que a página do sindicato na internet também permite aos consumidores verificarem os registros dos corretores, inclusive se a autorização de atuação como profissional da área foi cassada.

Outra forma de certificar-se sobre a idoneidade da operação é checar com a seguradora se o produto oferecido pelo corretor está, de fato, à venda, e se a oferta está sendo feita por pessoa autorizada. Júlio Avellar, superintendente geral da Central de Serviços da Confederação Nacional das Seguradoras (Cnseg), diz esperar que a redução não seja circunstancial, mas sim corresponda ao esforço da confederação e das empresas de seguro em orientar os consumidores para que não se tornem alvos fáceis de golpes .

Segundo ele, as seguradoras em conjunto com a Susep vêm desenvolvendo trabalhos de informação aos consumidores e de repressão à má conduta no mercado.

Avellar lembra que os prejuízos não são causados só por falsos ou maus profissionais, mas também por associações que vendem seguros sem autorização para criar um produto e comercializá-lo. Denúncias também podem ser feitas pelo fone 181 , diz.

INFORME-SE

No site do Sincor-SP (www.sincorsp.org.br) é possível verificar se a pessoa que está vendendo o seguro tem registro profissional e também se teve seu registro cassado.

No site, o consumidor também pode conferir a situação econômico-financeira da seguradora. Clique em Estudos Econômicos à esquerda da tela e, em seguida, clique em rating

Antes de qualquer assinatura, certifique-se junto à seguradora se o produto é de fato comercializado e se a pessoa que o está oferecendo tem autorização para fazê-lo.[2]

Cuidado com associações que vendem produtos maquiados.

Fonte: Jornal da Tarde
Comentário:

No site do Sincor-SP você terá acesso aos Corretores de São Paulo.

No site da Fenacor você tem acesso a todos os Corretores de Seguros, habilitados pela Susep, de todo o Brasil, constando a informação de ativo, cancelado, não recadastrado ou suspenso.

Não deixe de pesquisar se quem o atende é um Corretor(a) de Seguros devidamente habilitado pela Susep.

Site: http://www.fenacor.com.br/scripts/cic_nome.dll?SEGURANCA=0000&PROC=NACIONAL

Att.

Patricia Campos
Susep: 10.059238-2
Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde
*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.