domingo, 2 de maio de 2010

Cidade mineira se prepara para inaugurar o Cristo mais alto do planeta

Imagem terá 39,5 metros de altura, quase 10 a mais que o Redentor, do Rio. Turistas poderão andar em passarela sobre os braços

A maior estátua do Cristo do planeta agora fica em Minas Gerais. A imagem, de 39,5 metros de altura, construída em Elói Mendes, no Sul do estado, a 328 quilômetros de Belo Horizonte, desbancou o famoso Cristo Redentor do Rio de Janeiro. O símbolo carioca, de 30 metros de altura e oito metros de base, acaba de perder o posto para a réplica mineira, que deve ser inaugurada em 2011, quando Elói Mendes completará 100 anos.

Apesar de pequeno, o município de 23 mil habitantes pretende virar atração turística mundial. Às margens da BR-491, a imagem do Cristo de Elói Mendes, com os braços abertos, é fácil de ser visualizada e chama a atenção pela grandiosidade. O monumento de 39,5 metros de altura e oito metros de base tem 500 toneladas, começou a ser construído em 2006 e acaba de ficar pronto. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a obra custou cerca de R$ 500 mil.

O prefeito Natal Cadorini (PDT) conta que a ideia surgiu quando moradores da cidade, principalmente os religiosos, começaram a fazer um movimento para que fosse construído o monumento. Alguns líderes da comunidade e da prefeitura escolheram como local uma das áreas mais altas da cidade e o proprietário fez a doação de parte das terras. “No orçamento do primeiro projeto, prevíamos a construção de uma estátua de 25 metros. Ao visitar o Cristo do Rio de Janeiro, chegamos à conclusão de que poderíamos fazer um maior do que ele”, disse.

Passarela

Esculpida por um artista cearense, a obra revela alguns detalhes, como o formato das vestes, do rosto, da barba e das mãos da estátua mineira, que são bem diferentes do Cristo carioca. Outra novidade é que os turistas poderão andar dentro da imagem, algo que no Cristo do Rio não se pode fazer. Uma escada levará as pessoas até a cabeça da imagem. Os responsáveis pela construção ainda pretendem instalar uma passarela nos braços do monumento, por onde os visitantes que gostam de altura poderão visualizar a cidade do alto e fazer fotografias.

O enfoque religioso da estátua também se transformou em atração turística. Todos os dias, vários visitantes passam pelo local para conhecer de perto o Cristo mineiro. Além da imagem, já foram finalizadas as obras dos banheiros, que ficarão na parte térrea. No segundo andar será instalado um restaurante, que oferecerá acesso à escada para subir na estátua. Ao redor do Cristo será construída uma área de lazer, com academia pública e um parque para as crianças. De acordo com o prefeito, a inclusão de mais essas obras está orçada em mais R$ 300 mil.

O Cristo não deve ser a única obra de destaque na pacata Elói Mendes. Segundo o prefeito, cada trevo de acesso pode ganhar um símbolo de atração de turistas. Estão em fase de aprovação os projetos de grandes estátuas em homenagem ao café, produto que move a economia local, e outra em homenagem ao Espírito Santo. Há também o projeto da imagem de uma mutuca, mosquito que já deu nome à cidade.

Beleza nos morros

Outros municípios do Sul de Minas também se destacam por ter grandes réplicas do Cristo Redentor. Em Pouso Alegre, a estátua de 33 metros de altura fica a 1,2 mil metros de altitude e foi inaugurada em 2000. A imagem, construída em armações de ferro e concreto, pode ser visualizada de todas as partes da cidade. A atual estátua é a segunda a ser colocada no local. Antes, havia outra que caiu em 30 de outubro de 1999. Depois da queda, foi solicitada a construção de uma nova estátua e a reformulação da base para sustentação. O Cristo de Poços de Caldas é o cartão-postal da cidade. Localizado no alto da Serra de São Domingos, a 1.686 metros acima do nível do mar, o monumento tem 16 metros de altura e foi inaugurado em 1958.

Fonte:Patrícia Rennó - Estado de Minas

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde

*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.