Funcionamento, dicas e soluções
Por Ingrid Dragone
Você conferiu todo o check list e está em dia com os fornecedores; está tudo pronto para a realização do seu evento. Será? Na hora de organizá-lo, pode ter esquecido de uma medida importante: a contratação de um seguro. Para deixar você por dentro do assunto, trouxemos informações cedidas pelo Superintendente de Responsabilidade Civil Geral da ACE Seguradora, Jeferson Bem, e pelo Diretor Comercial da Sensulini Seguros, Ricardo Sevecenco. Eles dão dicas de como e quando contratar o serviço, e falam sobre os cuidados que o cliente deve tomar para não cair numa cilada.
MODALIDADES DE SEGURO PARA EVENTOS
Responsabilidade civil: Cobre danos corporais ou materiais causados a terceiros durante o evento, desde a sua concepção até a desmontagem.
Cancelamento, adiamento, interrupção: Cobertura que garante, de forma abrangente, a indenização de despesas causadas por eventual cancelamento, adiamento ou interrupção do evento, devido à ausência dos artistas/palestrantes ou chuva, por exemplo.
Acidentes pessoais: Cobertura destinada ao público espectador ou staff (equipe empregada na produção do evento).
Equipamentos/estrutura física: Cobre perdas e danos causados aos equipamentos durante o evento. Abrange local, palco, acomodação do público, instalação e montagem do evento.
QUANDO VALE A PENA CONTRATAR
Todo evento oferece riscos, relacionados aos patrocinadores e à responsabilidade do organizador com seu público, e com a contratação do seguro eles são minimizados. A questão da responsabilidade por danos está cada vez mais evidente no Brasil, protegida pelo código civil, código de defesa do consumidor e pela crescente conscientização dos brasileiros, que vêm criando a cultura de reclamar seus direitos em caso de acidente, em qualquer tipo de espetáculo ou evento, de qualquer nível ou tamanho. Esse risco incide diretamente sobre os organizadores e empresários do setor de eventos.
NICHOS DE MERCADO
As seguradoras oferecem hoje soluções para eventos de diversos tipos: grandes shows em estádio, grandes espetáculos, Carnavais de rua, eventos populares de grande porte, convenções de empresas, feiras de negócios e entretenimento, até pequenas reuniões, ou seja, onde possa haver exposição a dano.
DICAS PARA A CONTRATAÇÃO
O ideal é contratar o seguro com antecedência. Dessa forma é possível negociar as melhores taxas e valores com as seguradoras, embora a contratação possa ser feita até na véspera da montagem do evento. Os organizadores costumam contratar o seguro bem próximo ao evento. Como geralmente dispõem de pouco tempo, devem procurar empresas que respondam com agilidade às suas demandas. Algumas seguradoras informam rapidamente por e-mail a cotação dos serviços aos clientes. Basta que o produtor entre em contato com o corretor, informando o tipo de evento, público e a data de realização.
PROCEDIMENTO PARA CONTRATAÇÃO
Primeiro é preciso fazer uma avaliação de quais são os riscos e quais as características desses ricos (evento aberto ou fechado, tipo de público, riscos que o espetáculo oferece ao púbico, se a instalação é fixa ou montada, entre outros). A seguradora avalia a exposição ao risco, seja do organizador, quanto ao que ele pode ser responsabilizado, seja quanto ao risco que o público pode sofrer. O ideal é contratar o seguro completo (responsabilidade civil; cancelamento, adiamento, interrupção; Equipamentos/estrutura física), mas há empresas de eventos que se preocupam principalmente com o de responsabilidade civil, que é a parte mais importante do evento.
ARMADILHAS
O produtor, principalmente o inexperiente, deve fazer a contratação do serviço com uma seguradora especializada em seguro para eventos, protegendo-se contra armadilhas das cláusulas e garantias. O grande erro das pessoas é achar que corretor que faz seguros de carros, por exemplo, tem know how em seguro para eventos. São áreas completamente diferentes, com suas especificidades. Só o corretor de uma empresa especializada sabe dizer a quais riscos o contratante, tanto o organizador como o empresário do ramo de eventos, está exposto, desde o processo de montagem, passando pela segurança, trânsito, estacionamento, até as responsabilidades relacionadas ao impacto na comunidade instalada no entorno do evento.
CUSTO x CONTRATAÇÃO
Os estados que mais contratam seguros para eventos são aqueles que têm uma atividade turística consolidada ou que realizam, como São Paulo, muitos eventos corporativos e feiras. A capital paulista promove 90 mil eventos por ano, no segmento de feiras de negócios, que geram: cerca de 500 mil empregos diretos e indiretos, uma feira de negócios a cada três dias, R$ 2,4 bilhões de receita ao ano, R$ 700 milhões em locação de área para exposição, R$ 700 milhões em serviços e cerca de 600 mil metros quadrados para realização de eventos. Tamanha profissionalização leva a uma divulgação mais ampla da importância do seguro para eventos; os organizadores têm contato com corretores especializados, sendo informados com precisão sobre os benefícios do serviço. Normalmente, o custo não se configura como o maior empecilho para a contratação, mas a falta de conhecimento do produto. Com a profissionalização crescente do mercado de eventos, a contratação de seguros aumenta, gerando redução nos valores.
*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel
Nenhum comentário:
Postar um comentário