quarta-feira, 3 de março de 2010

Exploração da Mina da Serrinha será discutida em audiência


A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou na quarta-feira (24/02/10) requerimento para realização de audiência, apresentado pelo deputado Carlos Gomes (PT), com a finalidade de analisar o projeto de exploração de minério de ferro pela mineradora Ferrous Resources do Brasil na Mina da Serrinha, no distrito de Piedade de Paraopeba, município de Brumadinho (RMBH).

O deputado Calos Gomes disse que a construção de uma represa e a implementação de um canteiro de exploração de minério poderá causar um declínio ambiental e ameaçar a vida de moradores de Brumadinho, município que tem uma rica fauna e flora e que abriga em seu subsolo uma reserva de água considerada patrimônio de Minas Gerais. O parlamentar também apresentou requerimento para que esta comissão visite o local, antes da realização da audiência pública.

Também foram aprovados dois requerimentos, do deputado Weliton Prado (PT), para a realização de audiências públicas no interior. As reuniões vão debater, em Uberaba (Triângulo Mineiro), a implantação pela Petrobras de uma fábrica de ureia e amônia e, em Uberlândia, a construção pelo governo do Estado de um ramal do gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol) ligando o município a cidade de São Carlos, no interior de São Paulo. Em sua justificativa, o deputado Weliton Prado afirma que é preciso conhecer os impactos dos empreendimentos nos municípios do Triângulo Mineiro. Segundo o requerimento, a construção da fábrica depende da construção de um ramal do gasoduto.

Foi aprovado requerimento, do deputado Gil Pereira (PP), para realização de audiência no município de Grão Mogol (Norte de Minas) para discutir e apresentar alternativas para a exploração das jazidas de minério de ferro em cidades do Norte de Minas. De acordo com o parlamentar, a intenção é viabilizar um tratamento especial ao projeto que é fundamental para o desenvolvimento econômico e social da região. Também foi aprovado outro requerimento de autoria do parlamentar solicitando a realização audiência para analisar as propostas de repartição igualitária dos recursos do pré-sal para estados e municípios, de acordo com os Fundos de Participação dos Estados (FPE), e dos Municípios (FPM), apresentadas na Câmara Federal.

Por fim, os membros da comissão aprovaram requerimento do deputado Délio Malheiros (PV) para audiência em Minas Novas (Jequitinhonha) com o objetivo de discutir sobre a construção, bem como as implicações econômicas, sociais e ambientais da Usina Hidrelétrica de Santa Rita no município.

Presença - Participaram da reunião os deputados Sávio Souza Cruz (PMDB), presidente; Gustavo Valadares (DEM), vice-presidente; Tiago Ulisses (PV), Dilzon Melo (PTB) e Carlos Gomes (PT).

Fonte: Assessoria de Comunicação - http://www.almg.gov.br/

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde
*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.