segunda-feira, 29 de março de 2010

Plano de Saúde - Como Comprar

Escolher um plano de saúde empresarial é uma tarefa que exige muito conhecimento e sensibilidade. O numero de variáveis é enorme e a decisão não pode ser tomada por outro motivo que não seja o técnico/financeiro.

A Lei 9656/98 facilitou o processo de seleção de um plano de saúde, pois as coberturas foram padronizadas. Existem hoje em operação inúmeras operadoras ativas. Cabe ao consumidor selecionar a melhor operadora e o melhor plano.

A compra depende das necessidades específicas de cada usuário e do grupo. Alguns fatores devem ser levados em consideração como: A quem se destina o plano; inclui ou não dependentes; qual a necessidade em termos de abragência territorial; qual o padrão de conforto pretendido; se existe a necessidade de reembolso das despesas realizadas fora da rede credenciada.

Caso já possua um plano empresarial a tarefa é mais simples, basta comparar os produtos atual e o novo. A comparação deve considerar custo, coberturas, rede credenciada por plano, condições comerciais, serviços agregados, regras de reajuste, regras de movimentação cadastral e cobrança, prazo e conduta para rescisão contratual e principalmente condições de aceitação pela operadora. PROCURE UM ESPECIALISTA. NÃO CANCELE O SEU PLANO ANTERIOR ANTES DE ESTAR CONVICTO DE TODOS ESTES DETALHES.
CUIDADOS NA CONTRATAÇÃO

Como qualquer tipo de contratação, alguns cuidados devem ser sempre tomados, em especial no Plano de Saúde. Afinal, ao contratar um benefício desse porte não se pode negligenciar o que pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Confira aqui alguns passos importantes:

1) Conferir a regularidade da operadora e do produto oferecido
O controle do mercado é feito pela Agencia Nacional de Saúde - ANS autarquia sob o regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde, que atua em todo o território nacional, como órgão de regulação, normatização, controle e fiscalização das atividades que garantam a assistência suplementar à saúde.

Para se adquirir um contrato de assistência médica, primeiro é preciso verificar a regularidade da companhia operadora que está oferecendo esse produto.

É muito fácil e rápido verificar o cadastro das operadoras. No próprio site da ANS (www.ans.gov.br ), o internauta encontrará o ícone ?Relação de Empresas?. Lá, basta digitar o nome da operadora ou o numero de registro do produto que deseja verificar e conferir os dados da empresa e do produto.

A atenção à regularidade da operadora não garante a qualidade do produto e a capacidade financeira e assistencial. O mercado de saúde suplementar é uma atividade de capital intensivo e tem como característica principal a absoluta necessidade de solvência. As operadoras com menos de 100.000 usuários não tem como suportar as crescentes demandas e devem desaparecer num curto espaço de tempo.

Ou clique diretamente neste link obter informações de Regularidade da operadora:
http://www.ans.gov.br/portal/site/consultas/consultas.asp

2) O corretor de seguros
É importante procurar fazer todos os processos por meio de um corretor de seguros ou consultor de sua confiança. Para contratar o plano de saúde, deve-se sempre ficar atento se o profissional é especializado para lhe vender e prestar toda a assessoria depois de efetuada a venda.

Caso apareçam dúvidas em relação à idoneidade do Corretor, o consumidor pode obter as informações sobre o profissional no site da FENACOR, Federação dos Corretores de Seguros.
Abaixo o link que permite fazer a consulta:
http://www.fenacor.com.br/scripts/cic_nome.dll?SEGURANCA=0000&PROC=NACIONAL

Fonte: PMEonline

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde
*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.