segunda-feira, 10 de maio de 2010

O que é melhor para poupar, PGBL, VGBL, CDBs ou fundos?

Tenho um excedente mensal de R$ 1.500,00. Sei que a previdência privada tem vantagens tributárias, porém, parece que as taxas cobradas são altas em relação aos CDBs e fundos. Qual a diferença em porcentagem e onde ficaria interessante este tipo de aplicação? J.R.

Gisele Colombo de Andrade, CFP: Precisamos voltar alguns passos antes de responder: você tem algum objetivo específico para sua reserva?

É extremamente importante conseguir guardar recursos para o futuro e gastar menos do que se ganha, mas para fazer uma alocação eficiente de seu patrimônio precisamos pensar de uma forma um pouco mais estratégica. Sempre que ouvimos falar que um investimento traz benefício fiscal, ficamos tentados a aportar nossos recursos, pois já pagamos tantos impostos...

Se você pensa em assegurar seu padrão de vida na aposentadoria, sem depender do sistema público de previdência, o investimento desde já num plano privado poderá trazer esse conforto. Essa é a primeira razão de ser desses produtos.

Como um investimento de longo prazo, também pode ser muito interessante utilizar os instrumentos de previdência privada, pois o governo, visando incentivar esse tipo de produto, definiu que não há incidência do imposto de renda semestral sobre o valor investido (o chamado come-cotas). Esse fato gera um rendimento adicional, já que o valor que poderia ter sido recolhido de imposto continua trabalhando a seu favor.

Além disso, há uma tabela de tributação especial para a previdência privada, que é opcional, onde a maior alíquota de imposto de renda é de 35% e vai regredindo ao longo do tempo, chegando a 10% a partir do décimo ano de investimento, a menor alíquota disponível para produtos de investimento no mercado brasileiro hoje.

Resolvido o planejamento de longo prazo, vamos ao tático: há produtos com taxas de carregamento (que incidem sobre aportes e/ou resgates) e taxas de administração muito diversas no mercado, aí vale uma pesquisa entre as instituições.

Além disso, você precisa conhecer as duas modalidades existentes. O PGBL permite a dedução de até 12% da renda bruta anual, ou seja, você difere o pagamento do imposto. Mas a incidência do IR se dá sobre o saldo total acumulado no momento do resgate. Já o VGBL é indicado para quem não tem deduções na renda (recebe rendimentos isentos ou não tributáveis). E a tributação no resgate incidirá somente sobre os rendimentos da aplicação.

Os fundos de investimento são ferramentas mais flexíveis, embora a tributação também favoreça a permanência dos recursos por prazos mais longos. Também vale, nesses casos, a comparação entre as taxas de administração cobradas pelas instituições. Assim como os CDBs e outros instrumentos de renda fixa, a tributação inicia-se em 22,5% sobre os rendimentos, regredindo semestralmente em 2,5% até chegar à mínima de 15% a partir de 2 anos.

CDBs e operações compromissadas, bastante tradicionais no mercado, também podem se ajustar às suas necessidades de curto prazo, sendo remunerados em relação ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário, taxa de referência entre bancos), indexados a índices de inflação ou mesmo prefixados. Embora não haja taxa de administração nessas ferramentas, a negociação será feita considerando os prazos, as condições de resgate (liquidez) e o relacionamento que você mantém com seu banco.

Muito importante é aprofundar seu questionamento sobre os riscos que você quer ou pode correr. A performance dos seus investimentos também estará muito relacionada ao perfil escolhido. Eu também consideraria aportar parte em produtos para seus projetos de curto prazo (com conservadorismo) e outra parte para os de longo prazo (pensando em assumir mais riscos), pois essas alternativas não são excludentes. E aí temos mais pontos para incluir no seu planejamento.

Gisele Colombo de Andrade é Planejadora Financeira Pessoal e possui a Certificação CFP (Certified Financial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF).

E-mail: giselecolandrade@hotmail.com

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do jornal Valor Econômico ou do IBCPF. O jornal e o IBCPF não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. Perguntas devem ser encaminhadas para: consultoriofinanceiro@ibcpf.org.br

Fonte: Valor Econômico

Diferenças entre o PGBL e o VGBL

Confira as características de cada um dos planos:

PGBL VGBL
Ideal para quem utiliza o formulário completo no ato da declaração do Imposto de Renda.
Ideal para quem utiliza o formulário simples no ato da declaração do Imposto de Renda ou é isento.
Os recursos são investidos integralmente no FIF (Fundo de Investimento Financeiro). Os recursos são investidos integralmente no FIE (Fundo de Investimento Especialmente Constituído).
Não há garantia mínima de rentabilidade, e sim o repasse de 100% do rendimento obtido. Não há garantia mínima de rentabilidade, e sim o repasse de 100% do rendimento obtido.
É possível optar pelo investimento em apenas 01 tipo de fundo mais adequado a seu perfil de investidor: Soberano, Renda Fixa, Composto, Multimercado RV25 e Multimercado R45 ou ainda optar pelo investimento em até 04 fundos simultaneamente: Renda Fixa, Composto, Multimercado RV25 e Multimercado RV45 (Multifundos). É possível optar pelo investimento em apenas 01 tipo de fundo mais adequado a seu perfil de investidor: Soberano, Renda Fixa, Composto, Multimercado RV25 e Multimercado R45 ou ainda optar pelo investimento em até 04 fundos simultaneamente: Renda Fixa, Composto, Multimercado RV25 e Multimercado RV45 (Multifundos).
Incentivo fiscal no período de acumulação: você pode deduzir do Imposto de Renda até 12% da sua renda bruta anual.

MODALIDADES DE INVESTIMENTO - PREVIDÊNCIA INDIVIDUAL

SUGESTÕES DE INVESTIMENTOS DE ACORDO COM O PERFIL DO CLIENTE

Modalidade de Investimentos e perfil do cliente

COMPOSIÇÃO DOS FUNDOS

  • Soberano Renda Fixa = 100% em títulos públicos e federais
  • Renda Fixa = 100% em títulos públicos federais ou até 80% em títulos de empresas privadas
  • Composto Multimercado = 100% em títulos públicos federais e até 49% em ações
  • Multimercado RV25 = Mínimo 20% e máximo 30% em ações, com média de 25%
  • Multimercado RV45 = Mínimo 40% e máximo 49% em ações, com média de 45%

É possível optar pelo investimento em apenas 01 tipo de fundo mais adequado a seu perfil de investidor: Soberano, Renda Fixa, Composto, Multimercado RV25 e Multimercado RV45 ou ainda optar pelo investimento em até 04 fundos simultaneamente: Renda Fixa, Composto, Multimercado RV25 e Multimercado RV45 (Multifundos).

Confira as condições de nossos planos
PGBL

Regulamentos (Composto, Renda Fixa, Soberano, RV25 e RV45) - atual
Regulamentos Multifundos - atual
Coberturas de Riscos - atual


Informações resumidas retiradas do site Porto Seguro

Consulte-nos, estamos à disposição para atendê-los.


Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde

*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.