domingo, 5 de maio de 2013

Seguro automotivo: eis as questões


Será que valem a pena? Qual se encaixa melhor no meu caso? Que empresa devo escolher? Essas perguntas afligem os motoristas de todas as partes do mundo e com qualquer veículo na garagem (do mais simples ao mais sofisticado). Respondê-las não é tarefa simples, mas há atitudes que podem ajudar a sanar as dúvidas. A primeira coisa a fazer é procurar entender como os seguros de automóveis funcionam. Em suma, eles correspondem a contratos (apólices) nos quais donos de automóveis pagam às seguradoras para que elas corram riscos em seu lugar. Quanto maior o risco que automóvel e seu dono oferecerem à seguradora, maior a quantia a ser paga em contrato. No entanto, o proprietário do veículo também precisa arcar com uma parte do risco em caso de acidentes. Esse valor é chamado de franquia e é determinado de acordo com o valor do automóvel.

Seguro de carro

Depois disso, pesquisar preços continua sendo uma ótima medida, porque existem casos em que é possível encontrar diferenças de até 200% entre uma seguradora e outra.

Fator corretor

De acordo com Luis Cláudio Lovatto, proprietário de uma seguradora, o fato que mais deve ser levado em consideração no momento da obtenção de um seguro diz respeito ao corretor, que faz o papel de intermediário entre o cliente e a seguradora. “A coisa mais importante, que sempre gosto de deixar bem claro, é ter um corretor na apólice. Esse ato, por mais simples que seja, faz toda a diferença quando há algum problema, já que o cliente terá um profissional ao seu lado até que o caso seja resolvido”, explicou.
Foi o que aconteceu com a representante comercial Márcia Helena dos Santos. “Após o acidente, foi constatado que meu carro tinha dado perda total (avaria que impede o automóvel segurado de voltar a circular). Entrei em contato com o corretor e ele resolveu todo o problema junto à seguradora. Cerca de 30 dias depois, já estava com um carro novo”, lembrou.

Aumento na procura

Além da agilidade do serviço, as seguradoras estão oferecendo diversos atrativos a fim de “fisgar” o cliente. Na tentativa de contarem com diferenciais irresistíveis, algumas seguradoras oferecem desde um funcionário da seguradora para acompanhar o cliente na hora de prestar queixa na delegacia até benefícios domésticos gratuitos, como encanadores e técnicos de informática. Com todos esses mimos e também por causa de uma maior preocupação do público, a procura por seguradoras tem sido grande. “É preciso se adaptar e oferecer o melhor para cada caso. Nos últimos dez anos a procura dos clientes tem aumentado bastante, principalmente pelo temor das pessoas que acabam de comprar um carro novo. Mas o cenário não mudou radicalmente, porque ainda existem muitos veículos sem seguro”, disse Lovatto. Atualmente, cerca de 40 milhões de veículos estão em circulação no Brasil, mas no máximo 20% desse número possuem seguro.

Relação seguradora e revendedora de automóveis

O temor das pessoas que acabaram de adquirir um veículo é um “prato cheio” para os revendedores de automóveis oferecerem, no ato da compra, o seguro com o qual eles já têm uma parceria. “Estreitamos a relação com algumas seguradoras. Logo após a compra do veículo, ofertamos nossa sugestão de seguro para os donos dos carros e a maioria deles segue o nosso conselho”, afirmou Luiz César da Silva, responsável pela área de seguros de uma revendedora de automóveis.

Irregularidades do cliente

Apesar da preocupação com o veículo, alguns clientes tentam “trapacear” a seguradora. Um caso típico envolve os motoristas jovens. Como a esse público é associada a ideia de maiores riscos, a adesão a seguros tem custos mais altos para os bolsos deles. A manobra desses clientes, então, é contratar o serviço em nome de pessoas mais velhas, mesmo que elas não usem o veículo.
O golpe pode parecer interessante em um primeiro momento, mas é importante lembrar que as seguradoras fazem fiscalizações constantes e, nessas situações, elas negam a cobertura de danos. “Caso a seguradora desconfie da versão contada pelo cliente, ela abre uma sindicância. Se a suspeita for confirmada, ela tem o direito de negar o auxílio. Por isso, é preciso muita transparência nessa relação, para que nenhuma das partes se sinta prejudicada”, explicou Lovatto.

Premiação por bom comportamento

É certo que existem clientes “problemáticos”, mas também há aqueles que todas as seguradoras gostariam de ter consigo: são os clientes que não sofrem acidentes, claro, e que por isso recebem bônus, como descontos que a seguradora dá por baixos riscos oferecidos. “Por exemplo, se o cliente passa um ano sem sofrer nenhum acidente, ele poderá ter uma renovação do contrato por um valor mais em conta”, explicou Lovatto.

Importância do seguro

Márcia não se enquadra nesse item por ter sofrido um acidente. Independente disso, como estava no seu direito, acionou o seguro e recomenda esse serviço a todos. “O auxílio da seguradora foi muito bom. Durante o tempo em que esperava o carro novo chegar, eles me disponibilizaram um carro reserva. Todas as medidas foram tomadas e me sinto tranquila com o seguro, porque é uma garantia que tenho. Se eu não tivesse, teria perdido meu carro”, finalizou.

Por Gazeta de São João del-Rei

Att.

Patricia Campos


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