O brasileiro viaja cada vez mais ao
exterior, porém, em muitos casos não sabem o que estão contratando quando
compram um plano de assistência de saúde para a viagem. Através da reportagem
apresentada pelo Fantástico (programa exibido na Rede Globo), dia16/06, os
correspondentes Rodrigo Alvarez e Marcos Uchoa mostraram casos de acidentes com
brasileiros que tiveram dificuldades para conseguir tratamento
adequado.
No caso de Maísa Ildefonso, umas das acidentadas com a queda do balão na
Turquia, o serviço de assistência de viagem contratado na empresa Coris, tinha
cobertura de € 30 mil, quase R$ 86 mil para a chamada “repatriação sanitária”, a
volta ao Brasil. Porém, pela condição médica, Dona Maísa não pode enfrentar um
voo comum.
Depois do acidente, a empresa informou que o avião-UTI até o Brasil custaria
US$ 100 mil, ou R$ 214 mil. Logo, os R$ 86 mil contratados não cobririam nem a
metade do custo. “Eu e meu irmão começamos procurar um jeito de pagar o avião
para o transporte de nossa mãe”, declara Cláudia Ildefonso, filha de dona Maísa.
Mas, pouco depois, o preço aumentou, conta ela. “Houve um erro na cotação. A
cotação, 100 mil. Eram euros, não eram dólares”, completa Cláudia.
Nesse contexto, alguns representantes do mercado de seguros, esclareceram as
dúvidas mais comuns dos consumidores.
Aline Coropos, da Federação Nacional de Previdência Privada (FenaPrevi),
ressaltou que a assistência viagem e o seguro-viagem contam com coberturas
totalmente distintas. “A assistência à viagem oferece uma rede credenciada. No
caso do seguro, além de ter esse tipo de atendimento, você conta também com a
opção de escolha da clínica que você deseja, e pode pedir reembolso ao chegar no
Brasil”, explica.
Sobre o assunto, o professor da Escola Nacional de Seguros, Lauro Faria,
contou que nem tudo pode ser coberto pelo seguro. “O seguro viagem não cobre,
por exemplo, doenças pré-existentes”. Ele conta ainda, que entre as
contratações, não pode faltar a cobertura de morte e invalidez por acidente. “O
resto são coberturas adicionais, que podem ser ou não acrescentadas”,
alerta.
É importante explicar ao agente de viagens ou ao representante do plano tudo
o que o passageiro pretende fazer no passeio. “Saber o que o indivíduo vai fazer
na viagem é fundamental para o corretor ou especialista poder indicar a ele qual
é o perfil de risco que ele tem”, conclui Faria.
Para assistir a reportagem completa acesse:
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/06/acidentados-no-exterior-relatam-descaso-de-seguradoras-de-viagem.html
Fonte: CQCS | Crislaine Cambuí
Att.
Patricia Campos
Tel: (31) 3463-2838 / 9675-5477
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