segunda-feira, 14 de junho de 2010

Aneel prevê que leilão de linhas de Belo Monte será em 2011

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, afirmou que as linhas de transmissão que escoarão a energia da hidroelétrica de Belo Monte (PA) deverão ser leiloadas apenas em meados de 2011. No momento, a agência reguladora aguarda o desenho final do consórcio que irá construir a usina, localizada no rio Xingu.

Segundo o executivo, há a possibilidade de que parte da energia gerada fique na própria Região Norte, pois é esperada uma maior participação de autoprodutores - grandes empresas que geram energia para consumo próprio - no consórcio. Até o momento somente a Gaia Energia e Participações, do grupo Bertin, está confirmada como sócia do empreendimento.

A configuração final da sociedade que levou a usina de Belo Monte ainda está em negociação. Segundo o presidente do Consórcio Norte Energia, José Ailton de Lima, não há pressa para definir a participação dos autoprodutores na sociedade de propósito específico (SPE). O executivo afirmou que dentre as possibilidades que estão em estudo há a de que seja criada outra SPE, esta secundária, que reuniria apenas autoprodutores. Essa nova sociedade teria participação na SPE principal.

De acordo com Lima, essa configuração traria maiores benefícios em termos de governança para as empresas, que juntas, teriam mais representatividade junto ao Conselho de Administração da usina. "O edital prevê essa possibilidade, por isso estamos estudando a melhor forma de fazê-la", afirmou.

Em paralelo a essas negociações, o Consórcio Norte Energia prevê entregar no fim de julho o projeto básico ambiental (PBA) ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o projeto básico (PB) para a Aneel.

Com isso, a expectativa do consórcio é iniciar as obras no canteiro da hidroelétrica de Belo Monte em setembro deste ano.

Lima revelou que o projeto já aponta para uma economia de R$ 1 bilhão, somente em concretagem, ante a expectativa original de custos.

Segundo o executivo, que também é diretor de Engenharia e Construção da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), está prevista a redução do número de canais de vertedouros e de turbinas, que passaria de 20 para 18 unidades, fator que pode eliminar a necessidade da casa de força secundária.

Mesmo assim, o valor total estimado para o projeto ainda deverá ficar acima de R$ 19 bilhões, montante estimado pelo governo federal para a construção da usina.

Fonte: DCI

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde

*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.