quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Seguro oferece baixo risco, diz especialista

O presidente da Canadian Life and Health Insurance Association, Frank Swedlove, sustentou que o mercado segurador é alvo de menos tentativas de lavagem de dinheiro do que outros setores financeiros em todo o mundo, em razão da própria natureza da atividade. De passagem pelo Brasil, onde participou do 5° Seminário de Controles Internos, Auditoria e Gestão de Riscos da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), em São Paulo, ele classificou a atividade de seguros como de baixo risco para lavagem de dinheiro ou ações de financiamento ao terrorismo, conforme noticiado no site Viver Seguro da CNSeg.

Swedlove já presidiu o Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (Gafi), órgão responsável pela formulação de 40 recomendações de combate à lavagem de dinheiro no mundo e de outras nove contra o financiamento ao terrorismo, seguidas por 34 países signatários da entidade, inclusive o Brasil.

No encontro em São Paulo, o especialista contou que a tentativa de lavagem de dinheiro no mercado de seguros fica mais concentrada em ramos que acumulam capital.

Ou seja, planos de previdência e seguros de vida com cláusula de sobrevivência.

EXCESSO. Para o presidente da Comissão de Controles Internos da CNSeg, Assízio Oliveira, as normas no Brasil precisam ser reavaliadas. Ele entende que o excesso de notificações das seguradoras (177.178 de janeiro a julho) tem relação direta com a falta de uniformidade da legislação.

"O banco não precisa comunicar um CDB de R$ 1 milhão, mas a seguradora tem de informar um VGBL do mesmo valor, embora ambos sejam investimentos", exemplificou o executivo.

Assízio Oliveira acredita que "alguma coisa está errada", considerando que o mercado bancário, que oferece mais risco de lavagem de dinheiro, comunica menos ao Coaf (21.121 notificações até julho) que o setor de seguros.

Além disso, assinalou que o nível de aproveitamento dos comunicados das seguradoras é muito pequeno, lembrando que esse processo gera custos.

Fonte: Jornal do Commercio RJ

Att.


Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde

*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.