Mais conscientes sobre a importância de proteger os seus bens, os brasileiros
aumentaram os gastos com a aquisição de seguros nos últimos anos, segundo
estimativas da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Um exemplo disto
pode ser verificado com o valor médio de R$ 2.162,21, desembolsado por cada
família em 2012 com os mais variados tipos de apólices - crescimento de 160% se
comparado com dados de 2005, quando cada domicílio gastava, em média, R$ 834,48.
Tal evolução propiciou que o faturamento do mercado passasse de R$ 42,6 bilhões
para R$ 129,3 bilhões nesse mesmo período.
O holandês Marco Kemp, sócio
diretor da corretora on-line EscolherSeguro, explica que a melhoria da renda da
população, a ascensão da classe C e a democratização do acesso à internet foram
determinantes para os resultados atingidos pelo mercado. Apesar dos bons
índices, o executivo destaca que, a partir de agora, o potencial do setor
precisa ser direcionado principalmente com os proprietários de 70% dos veículos
e 90% das residências brasileiras que ainda não possuem contratos de
seguros.
No entanto, atrair essas pessoas ao mercado não é uma tarefa
fácil, afirma Kemp. Para ele, o grande problema é que a maioria das famílias
conta com orçamento mensal bastante apertado e a visão distorcida sobre o
seguro. “O que tenho sempre falado aos meus clientes é que o seguro deve ser o
primeiro passo da educação financeira familiar.Sempre chamo a atenção de que é
melhor adiar a compra de um novo eletrodoméstico do que deixar de proteger com
uma seguradora os principais riscos que a família corre no dia a dia”,
complementa.
Para quem ainda não teve a oportunidade de contratar um
seguro, o executivo explica que, nesse caso, o interessado deve identificar em
primeiro lugar os riscos que todos os seus familiares correm no dia-a-dia. Após
isso, o consumidor deve fazer uma pesquisa de preços com diversas corretoras,
sejam elas on-line ou física, para verificar a seguradora que oferece a melhor
relação custo benefício.
Fonte: Segs
Att.
Patricia Campos
Tel: (31) 3463-2838 / 9675-5477
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