segunda-feira, 5 de maio de 2014

Superintendente quer autarquia pró-ativa

roberto westenbergerRoberto Westenberger, recém empossado superintendente da Susep, falou com exclusividade à revista sobre os planos que estão sendo traçados para sua gestão frente à autarquia.
Quais são as suas expectativas ao assumir o cargo, o que pode mudar a partir de agora?
Os planos já estão sendo elaborados para nortear a ação a curto prazo. Mas as ideias e os conceitos que vão orientar nossa gestão já estão definidos. São seis pilares: valorização do servidor da Susep, porque sem a superintendência motivada, aparelhada e capacitada tudo é mais difícil.
Há também a questão de capacitação de mercado, no sentido mais amplo. Internacionalização, atuação da Susep nas interações obrigatórias e não obrigatórias com os órgãos reguladores internacionais. Com os órgãos reguladores regionais se submetendo e discutindo em linha com o que o órgão regulador internacional determina.
A melhoria da gestão com aceleração da implementação de uma supervisão baseada em risco, com filosofia de regulação baseada em riscos, para que a Susep efetivamente possa contribuir para a melhoria da gestão das seguradoras.
Uma atuação desenvolvimentista, ou seja, a Susep atuando muito mais como órgão fomentador do mercado brasileiro do que propriamente na situação policialesca. Evidentemente, não exclui essa ação porque ela é função da Susep. Mas vai mudar o direcionamento, para o fomento do mercado de seguros, sem esquecer o talão de multas em um bolso e o lacre, no outro, para os casos em que será mandatória essa ação.
O mercado reclama muito sobre a aprovação de coisas que dependem da Susep. Como vocês pretendem agir para resolver essas questões?Esse é o sexto pilar. É o que eu chamo da atuação da Susep mais no atacado do que no varejo. O papel do órgão regulador é garantir a solvência do sistema. Isso passa por análise individualizada do produto, mas não na intensidade que a Susep está adotando hoje. Ela vai, efetivamente, continuar ano seu processo de análise de produtos, mas para produtos em que essa ação seja necessária, com a rapidez que não trave o desenvolvimento do mercado.
Se a análise individualizada de produtos se presta a uma avaliação da saúde financeira da seguradora, existem outros meios de olhar essa saúde financeira que são os quantitativos de reserva e capital, com a atuação no provimento de informações para o mercado. Isso vai gerar uma adequação do papel da Susep que é de garantidor da solvência, muito mais que da ação varejista produto a produto, que acaba travando o mercado. Em contrapartida, a Susep vai pensar e ajudar o mercado a visualizar os nossos produtos que são necessários para preencher as demandas daquele que é o objetivos do mercado, que é o consumidor de seguros.
É uma mudança de foco, procurando atuar no desenvolvimento dos nichos onde o produto de seguros ainda não está de forma adequada, do que propriamente no garimpo dos detalhes de produtos já existentes.
Kelly Lubiato, do Rio de Janeiro
Revista Apólice
Att.
 
Patricia Campos
 
Tel: (31) 3463-2838 / 9675-5477

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.