segunda-feira, 7 de junho de 2010

ANS apresenta proposta de ampliação das regras da portabilidade para planos

Em reunião com representantes do setor de saúde suplementar, de órgãos de defesa do consumidor e do Ministério da Fazenda, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apresentou, dia 1º de junho, no Rio de Janeiro, algumas propostas para a ampliação das regras de portabilidade de carências dos planos de saúde.


A possibilidade de mudar de planos de saúde levando consigo as carências já cumpridas foi regulamentada pela Resolução Normativa nº 186 e implementada em abril de 2009.

O presidente da ANS, Mauricio Ceschin, frisou que "as novas regras são bem vindas e ajudam a construir uma situação melhor para o consumidor", acrescentando que a Agência está atendendo a um anseio da população.

Entre as propostas, estão:

-Portabilidade das carências para os beneficiários de planos coletivos por adesão;

-Redução do prazo para as pessoas realizarem a portabilidade pela segunda vez - de dois anos para um ano;

-Implementação da portabilidade especial, para beneficiários em operadoras que estiverem em processo de liquidação extrajudicial;

-Divulgação do número de registro do plano de saúde na ANS na carteira de cada beneficiário;

-Acesso por parte dos beneficiários à rede prestadora referente a cada plano de saúde;

-Aumento de dois para quatro meses do prazo para o exercício do direito de portabilidade, após o aniversário.

As novidades propostas pela ANS ainda passarão por uma segunda Câmara Técnica, dia 13 de julho, antes de serem consubstanciadas em Resolução Normativa e encaminhadas ao Diário Oficial da União.[2]

Balanço

Em um ano de vigência, mais de 260 mil pessoas consultaram o Guia de Planos de Saúde, um sistema eletrônico disponível no sítio da ANS que permite o cruzamento de dados para consulta e comparação dos planos de saúde existentes no mercado. Chegaram ao fim da consulta e imprimiram relatórios do sistema 12.270 pessoas. Exerceram, de fato, a mobilidade com portabilidade de carências 1.290 beneficiários de planos de saúde. Atualmente, há 7.429.508 de beneficiários aptos a buscar outro plano de saúde sem cumprir nova carência.

Para o diretor de Normas e Habilitação das Operadoras, Alfredo Cardoso, "os números mostram que o interesse do beneficiário foi grande, reforçando a necessidade de ampliação da informação e das condições nas quais a portabilidade pode ser exercida".

Fonte: Apólice

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde

*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.