segunda-feira, 28 de junho de 2010

Brasil e Japão fecham acordo previdenciário que beneficia 340 mil trabalhadores

Brasil e Japão acabam de fechar acordo na área de Previdência Social, para que imigrantes usem o tempo de serviço no exterior para o cálculo das aposentadores nos dois países.


Em vigor a partir de 2011, o acordo deve beneficiar 250 mil brasileiros que vivem no Japão e 90 mil japoneses que trabalham no Brasil, segundo informações da Agência Brasil.

Acordos previdenciários semelhantes já foram firmados com dez países, entre eles, Argentina, Cabo Verde, Itália e Portugal. A negociação com o Japão, no entanto, levou seis anos para ser finalizada.

“Os japoneses são muito detalhistas, por isso o acordo demorou a sair”, declarou a chefe do Setor de Comunidades da Embaixada do Brasil em Tóquio, Patrícia Cortes.

Regras

Em função da lei japonesa, os estrangeiros podem pedir o reembolso de uma parte das contribuições feitas ao sistema previdenciário ao deixar o país definitivamente. Pelo acordo, porém, a aposentadoria só será possível se os trabalhadores não resgatarem esse valor.

No Japão, o período mínimo de contribuição para se aposentar é de 25 anos, mas os maiores benefícios são pagos àqueles que contribuem mais de 40 anos. No Brasil, a contribuição mínima é de 35 anos para homens e 30 anos para mulheres.

Fonte: Evelin Ribeiro - InfoMoney

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde

*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.