segunda-feira, 2 de julho de 2012

Seguros de Auto e Saúde sofrem inflação com política de juros baixos


A política de juros baixos praticada atualmente pelo governo deve incentivar o consumo, que por sua vez impulsiona o mercado de seguros. “Não existe país no mundo com mercado de seguros forte sem que a economia, como um todo, não seja desenvolvida”, argumenta o corretor João Paulo Mello, da Tecaseg Corretora de Seguros (Belo Horizonte/MG).

Mas o colega diz que há outros aspectos a considerar. “As seguradoras brasileiras tem por tradição estratégica operar com margens industriais baixíssimas, quando não negativas, para compensar com o resultado financeiro”, pondera.

“Em ramos com grande demanda e concorrência, como Automóvel e Saúde, é comum grandes seguradoras operarem com índice combinado (sinistros+custos de aquisição+despesas administrativas) acima de 100, pois o ‘giro’ dos recursos no mercado financeiro compensa, ou compensava”, prossegue João Paulo.

Na avaliação dele, o resultado dessa equação, para companhias que não querem ter prejuízos, é adequar custos e preços ao novo cenário econômico. “Se por um lado isso é bom, do ponto de vista da solidez do mercado e maior profissionalismo na taxação dos seguros, pelo lado dos canais de distribuição, com corretores em primeiro lugar, e do lado do consumidor, o impacto no preço será inevitável”, reforça.

O coordenador Comercial da Mar Seguro Consultoria Seguros (São Paulo/SP), André Duarte Macéia, confirma que o período de inflação já começou. “Infelizmente, algumas companhias estão usando a explicação de que a baixa de juros está afetando os rendimentos da empresa e, por isso, precisam manter o custo alto ou aumentá-lo mais ainda. E eu já ouvi esse argumento de mais de quatro seguradoras”. 

Fonte: CQCS | Pedro Duarte


Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477
E-mail: seguros@patriciacamposcorretora.com.br
Site: www.patriciacamposcorretora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.