domingo, 1 de dezembro de 2013

Conheça as vantagens do Seguro Judicial

A lentidão da Justiça brasileira pode significar gastos e incertezas para a maioria das empresas no País, mas para as seguradoras isso pode representar um mercado em potencial, podendo se transformar, até, numa aposta de expansão do mercado de seguro corporativo, é o que se espera para 2014, tudo por contato do Seguro Garantia Judicial.


O Seguro Garantia Judicial substitui formas tradicionais de garantia exigidas pelos juízes para assegurar que os valores devidos sejam pagos ao fim dos processos judiciais, como a fiança bancária.

O mercado já avaliou que o potencial de crescimento dessa espécie de seguro é grande, porém, dois fatores impedem que as contratações disparem: O desconhecimento de juízes e advogados sobre a apólice, bem como sobre o seu funcionamento, e o fato de a Lei de Execuções Fiscais, que regulamenta a cobrança de dívidas públicas, não mencionar especificamente esse seguro como forma de garantia.

O seguro pode substituir a fiança bancária, um tipo de empréstimo que só é efetivamente utilizado quando a empresa é condenada e precisa pagar o valor determinado pela Justiça. Até o fim do processo, condenada ou não, a empresa usa parte de seu limite de crédito e paga taxas ao banco.

Para as empresas, o seguro pode ser vantajoso porque não imobiliza capital ou limite de crédito com garantias enquanto o processo se arrasta. Além disso, a garantia judicial é, na média, mais barata que a fiança bancária.

As contratações dessa modalidade de garantia devem aumentar nos próximos anos, pois não se trata de um seguro que dependa de intervenção governamental, não é um seguro sazonal, depende apenas que o Judiciário continue funcionando, mesmo que precariamente.

A lei que regulamenta o Seguro Garantia Judicial define um prazo mínimo de dois anos para cada contrato, mas no mercado eles variam entre três e cinco anos. Já o valor segurado, também de acordo com a lei, deve ser 130% do valor que está sendo demandado. Ou seja, se o juiz exige R$ 100 milhões como garantia para o processo, a apólice deve ser de R$ 130 milhões. As taxas cobradas pelo seguro têm variado entre 0,7% e 1,2% do valor segurado, que geralmente são bem altos.

Sabe-se que uma das preocupações dos juízes ao aceitar um seguro de garantia é o receio de que a seguradora conteste sua responsabilidade na hora da indenização, contudo, tal preocupação não passa de desconhecimento técnico sobre o assunto, já que se trata de um dos poucos seguros em que não há regulação de sinistro. Na prática, se a sentença sair e a empresa segurada não pagar o valor devido no prazo legal, a seguradora paga o débito judicial e depois cobra o seu cliente.

Essa é uma ótima opção para quem busca garantir dívidas em processos judicias e pode ser uma alternativa muito importante para a garantia do direito ao contraditório e ampla defesa.

Fonte: Akradvogados | Dr. Denisar Utiel Rodrigues

http://www.original123.com.br/assessoria/wp-content/uploads/2012/11/clip_image00232.jpg


Att.

Patricia Campos

Tel: (31) 3463-2838 / 9675-5477

Blog: www.patriciacamposcorretora.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.