A
FUNDAÇÃO SANTA CASA BH, MANTENEDORA DO PLANO SANTA CASA SAÚDE, INFORMA
QUE EM CONFORMIDADE COM RESOLUÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
SUPLEMENTAR (ANS), ENCERRARÁ SUAS ATIVIDADES COMO OPERADORA DE PLANOS DE
SAÚDE NO DIA 1º DE AGOSTO DE 2014, EFETIVANDO A TRANSFERÊNCIA DE SUA
CARTEIRA DE USUÁRIOS PARA A OPERADORA VITALLIS SAÚDE.
PERGUNTAS FREQUENTES
Tenho uma pendência de pagamento, pois não quitei a mensalidade de XX/XXXX. Como faço para regularizá-la?
Caso
exista alguma pendência, regularize o pagamento no setor de Atendimento
Presencial da Santa Casa Saúde na av. Carandaí, nº 149, bairro
Funcionários, de segunda a sexta-feira, no horário de 8 às 18 horas.
Caso tenha alguma pendência de pagamento, o meu plano pode ser cancelado?
O
seu contrato estabelece o prazo de cancelamento por inadimplência de 60
dias, consecutivos ou não (conforme definido pela lei 9656/98). Para
evitar qualquer problema na continuidade de seu contrato, neste período
de transferência da carteira da Santa Casa Saúde para a Vitallis Saúde é
importante que as mensalidades estejam em dia, bem como a
coparticipação. Caso exista alguma pendência, compareça ao Atendimento
Presencial do SCS na av. Carandaí, nº 149, bairro Funcionários, de
segunda a sexta-feira, no horário de 8 às 18 horas, para regularizar o
pagamento (negociações realizadas através de cartão de credito e
débito).
Como fica a garantia dos meus direitos?
A
ANS só permite a mudança de operadora do plano desde que sejam mantidas
todas as condições contratuais vigentes, como rede de atendimento,
valor, cobertura etc., não impondo carências adicionais nem alterando
cláusulas de reajuste ou data de aniversário dos contratos. Portanto,
não haverá nenhuma alteração, permanecendo as mesmas condições
contratadas. A sua rede hospitalar será mantida. Também
não há alteração do valor cobrado, seguindo o que seu contrato (pessoa
física) estabelece quanto ao reajuste e data de aniversário.
Terei alguma restrição no atendimento? Cumprirei alguma carência?
Não
há alteração das condições gerais do seu contrato. Se os prazos de
carência estabelecidos na contratação do seu plano já foram cumpridos,
não serão impostos novos prazos ou carência adicional.
O telefone da Central de Atendimento continuará o mesmo após a transferência no dia 1º de agosto?
Sim - 0800-286-8900 / 0800-286-8901 (deficientes auditivos).
Vou receber alguma comunicação por escrito?
Sim.
Em breve a Vitallis Saúde encaminhará comunicado oficial aos
beneficiários, esclarecendo tudo o que é necessário, inclusive
reafirmando a manutenção das condições dos contratos vigentes.
Quero permanecer com meu vínculo com o Santa Casa Saúde. O que devo fazer?
Esta
manutenção não será possível. A fundação responsável pelo plano Santa
Casa Saúde não comercializa mais nenhum tipo de plano de saúde.
Contratei o plano Santa Casa Saúde e não concordo essa transferência. Como posso ter certeza que não terei prejuízo no meu atendimento?
Não
haverá qualquer prejuízo quanto aos seus direitos, uma vez que ficam
garantidas integralmente as condições vigentes do seu contrato, sem
qualquer restrição. A ANS só permite a mudança de operadora do plano
desde que sejam mantidas todas as condições contratuais vigentes, como
rede de atendimento, valor, cobertura etc.
Preciso comparecer ao atendimento do Santa Casa Saúde?
Não é necessária nenhuma ação por parte dos clientes.
Como fica o atendimento (continuidade) aos beneficiários do plano?
Toda
a rede hospitalar credenciada para o atendimento aos beneficiários será
mantida após o dia 1º de agosto. Em breve, a Vitallis Saúde encaminhará
um reafirmando a manutenção das condições dos respectivos contratos.
Continuarei sendo atendido pelo mesmo médico que me atende atualmente?
A operadora que assumirá a prestação do serviço informará sobre a continuidade ou não de médicos atualmente credenciados.
O que devo fazer se não conseguir agendar atendimento antes dessa mudança?
Informe
a dificuldade para que seja providenciada a indicação de um
referenciado. O telefone da Central de Atendimento é 0800-286-8900 /
0800-286-8901 (deficientes auditivos).
Haverá alguma mudança nos reajustes do meu contrato (data, percentual etc.)?
O
contrato permanece o mesmo, sem nenhuma alteração. Na alienação da
carteira, a ANS determina que sejam mantidas integralmente as condições
dos contratos, não impondo carências adicionais nem alterando cláusulas
de reajuste ou data de aniversário dos contratos. Mas, independentemente
da transferência da carteira, os reajustes continuam previstos por
faixa etária e pelo aniversário da data base:
• Para CONTRATOS INDIVIDUAIS, o índice de reajuste anual é estabelecido pela ANS.
• Para CONTRATOS COLETIVOS, permanecem as regras existentes no contrato atual.
Meu plano é com coparticipação. Haverá alguma alteração nos valores praticados?
Conforme
estabelecido na redação do seu contrato, o reajuste dessa tabela de
coparticipação é anual e acompanha o índice de reajuste aplicado na
mensalidade do plano.
Como farei para ter acesso ao demonstrativo para imposto de renda referente ao ano de 2013?
A
responsabilidade pelo fornecimento do demonstrativo permanece com a
operadora Santa Casa Saúde e será disponibilizado dentro do prazo legal
estabelecido.
Solicitei alteração do meu contrato (vencimento, inclusão, exclusão). A próxima fatura virá com essa alteração?
Toda
alteração solicitada antes da transferência (dia 1º de agosto) será
acatada e processada pela operadora Santa Casa Saúde desde que esteja
dentro das normas vigentes. A atualização desta alteração estará
devidamente cadastrada após a transferência.
O documento de cobrança (boleto) já foi encaminhado?
O
Santa Casa Saúde fará a emissão dos boletos até a data da transferência
(dia 1º de agosto). Caso não o receba, informe-se sobre a 2ª via
através da Central de Atendimento pelo telefone 0800-286-8900.
Quero cancelar o meu contrato. Como devo fazer?
A solicitação deve ser direcionada à Central de Atendimento pelo telefone 0800 286 8900.
Preciso marcar um médico, mas atualmente a maioria informa que não atende mais pelo Santa Casa Saúde. O que faço?
A
rede credenciada para atendimento aos beneficiários está mantida até o
dia 31 de julho de 2014. Caso existam dificuldades na marcação de
consultas, exames e procedimentos, o beneficiário deverá entrar em
contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800-2868900.
Minha carteirinha e meu número de identificação serão trocados?
Sim. As carteirinhas serão trocadas pela Vitallis Saúde de acordo com um cronograma estabelecido por ela.
A Vitallis Saúde manterá os meus dependentes?
Sim, não haverá alteração, permanecendo as mesmas condições contratadas.
Fonte: santacasabh.org.br
Att.
Patricia Campos
Tel: (31) 3463-2838 / 9675-5477
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