segunda-feira, 26 de julho de 2010

Escolhas...

Quantas vezes somos questionados sobre os caminhos ou opções que permearão nosso futuro profissional. Tantos são os questionamentos, que em muitos casos, as dúvidas sobre que carreira seguir e/ou que caminhos percorrer, acabam se tornando dilemas divagados por um longo período.


- Mas quem disse que uma resposta eficaz é a necessariamente absoluta?

Falar em futuro profissional é também perceber que cada pessoa, em cada momento de sua vida, tem diferentes necessidades. Até podemos nos questionar em determinados momentos, sobre o que efetivamente queremos alcançar como objetivo ou meta, mas é imprescindível compreendermos que as facetas de uma escolha são determinadas também por momentos de vida ou expectativas que temos sobre algo, lembrando que as questões éticas também têm papel fundamental na escolha de qualquer profissão.

Acredito veementemente que algumas das mais importantes perguntas que deveríamos fazer a nós mesmos seriam:

- Esta escolha profissional me trará felicidade? Estarei satisfeito com as atividades que estarei executando? Os esforços serão compensados pelos ganhos? Estarei me sentindo útil? Estarei sendo desafiado a crescer como profissional e como pessoa? Terei uma vida mais equilibrada em termos pessoais e familiares? Estarei em uma posição sustentável por longo prazo?

Conheço vários gestores que escolheram ser poderosos apenas no puro significado da palavra, mas que são regressos e insuficientes nas administrações que realizam; gestores que não compreenderam que os indicadores de seus resultados também estariam expressos nas relações com seus colaboradores e que de tão cegos simplesmente trocaram a decência da liderança influenciadora pelo ineficiente autoritarismo; gestores que só conhecem o equilíbrio financeiro e os fluxos de caixa, mas que nem se deram conta da irrefutável necessidade de alinhamento dos seus interesses com os de seus colaboradores.

Com tantos exemplos, é possível compreenderem a importância de uma escolha e da ética nas relações de trabalho, principalmente em tempos que a valorização do ser humano no ambiente organizacional é algo tão discutido por estudiosos e profissionais de mercado.

Sendo assim, o que alcançamos em nossa vida profissional depende mais da importância ética e qualitativa que atribuímos a nossa carreira, do que efetivamente o que representa os resultados que estaremos colhendo.

O comum é que se fizermos boas escolhas... alcançaremos bons resultados.

Ao falarmos de sucesso profissional é necessário reconhecer que a diversidade e legitimidade do “surpreender” na forma como lidamos com uma dificuldade, é que evidencia nossa capacidade de propiciar resultados para uma organização. A melhor maneira de ultrapassar barreiras está justamente implícita no quanto somos conhecedores das áreas as quais estudamos e nos identificamos, e mais do que isso, do quanto somos criativos e talentosos na arte de lidar com essas situações e pessoas.

Não existem receitas prontas de sucesso, pois se as tivéssemos não precisaríamos ser desbravadores de conhecimento.

Todos nós somos capazes de ir em busca de aprendizado necessário para fazer valer o que pretendemos como futuro. Só é necessário compreender, que fazer valer é ir além, buscando a diferença no que conhecemos de melhor.

- Uma dica: Se por acaso há algo importante que ainda não conheça, comece a se preocupar em buscar este conhecimento!

Independente de sua escolha seja ela ser um: “Gestor”, “Consultor”, “Diretor”, ou qualquer outra profissão escolhida, procure se esforçar para não ser apenas mais um. As dificuldades aparecerão no decorrer dos dias, mas lembre-se que toda e qualquer escolha requer um posicionamento que destaque novas ações e atitudes.

O resultado do que percorremos em qualquer momento de nossas vidas, é justamente aquele que nos conduz a uma solução e não a um problema. Um dos itens que sustenta uma carreira é a arte de constantemente lidarmos com as situações do dia a dia e com o outro.

Fonte: Professora Simone do Nascimento da Costa

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde
*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.