segunda-feira, 26 de julho de 2010

Fórum discutirá crimes econômicos

Instituições financeiras, empresários e autoridades monetárias vão se reunir no Rio de Janeiro, no dia 27 de agosto, no 6º Fórum Nacional de Prevenção a Crimes Econômicos. O evento, promovido pela Associação e Sindicato dos Bancos no Estado do Rio de Janeiro (Aberj\/Sberj), deve receber cerca de 200 pessoas no Mirador Rio Copacabana Hotel, em Copacabana.

A eficácia das atividades de prevenção e combate aos crimes de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo será apresentada por Alexandre Botelho, sócio-fundador da AML Consulting, que atende diversos segmentos como bancos, seguradoras, corretoras de valores, financeiras e cooperativas de crédito. Com mais de 20 anos de experiência em instituições de grande porte do setor financeiro, Botelho é também autor da revista Lavagem de Dinheiro...

Isso é problema meu?, lançada em 2009.

Os crimes cibernéticos também estarão em foco durante o fórum e serão apresentados pelo coordenador da política de repressão a crimes cibernéticos da Polícia Federal, delegado Carlos Eduardo Miguel Sobral. Formado em Direito e pós-graduado em Ciências da Computação pela UNB, Sobral participou da coordenação de operações policiais de combate à pornografia infantil, pirataria, venda de medicamentos falsificados, alta tecnologia e fraudes bancárias.

A utilização de informações bancárias na inteligência financeira será também debatida pelo presidente do Conselho de Controle de Ati vidades Financeiras (COAF), Antonio Gustavo Rodrigues, e pelo diretor de Inteligência Financeira, Antonio Carlos Ferreira de Sousa. Rodrigues, que já atuou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e no Banco Mundial, é o chefe da delegação brasileira junto ao grupo de ação financeira contra a lavagem de dinheiro e o financiamento contra o terrorismo (GAFI\/FATF).

As recentes ameaças em termos de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo ao redor do mundo, com relevância para América do Sul, estarão em pauta na apresentação de John Solomon, da Unidade AntiCorrupção Internacional de Polícia, do Departamento Econômico da Cidade de Londres.

A crise econômica mundial também estará em foco durante o fórum, e sua repercussão no direito penal e econômico será abordada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Langaro Dipp, que encerrará o evento.

Fonte: ANNA BEATRIZ THIEME - Jornal do Commercio RJ

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde
*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.