terça-feira, 24 de agosto de 2010

Número de investidores deverá ser de 5 milhões em cinco anos

Os trabalhos do 6º Congresso Estadual dos Corretores de Seguros de Minas Gerais continuaram no dia 19 de agosto, com a palestra do professor da XP Educação e agente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Lucas Roque, intitulada "Desmistificando a Bolsa de Valores".

Roque lembrou que mais de 50% da população dos Estados Unidos investem em bolsas, o que representa 60% da poupança americana. "Essa cultura passa de pai para filho", contou, acrescentando que no Brasil, o número da população que investe não chega a 1%.

O especialista atribuiu essa baixa adesão a questões culturais, educacionais - já que jovens americanos recebem educação financeira nas escolas - e, principalmente, à taxa de juros. "O Brasil tem uma taxa de juros de 11%, uma das maiores do mundo".

"O que estimula a população dos Estados Unidos a investir é a possibilidade de um ganho maior, já que a função da empresa é lucrar mais do que a taxa de juros praticada pelo mercado, caso contrário, ela investiria em renda fixa", comparou.

Hoje, segundo o professor da XP Educação, a bolsa de valores nacional compreende 500.000 investidores, mas a expectativa é de que cresça para 5 milhões em cinco anos. "A bolsa brasileira oferece a oportunidade de você ser sócio de cerca de 450 companhias de diferentes negócios e setores da economia".

Roque explicou, ainda, o que é uma ação, o papel da bolsa de valores para a economia e o que é preciso para se tornar um investidor. Ele também desmistificou a ideia comum de que basta comprar ações e esquecê-las, porque no longo prazo terão mais valor."Tempo não garante resultado. Ninguém pode garantir que uma empresa não quebre nesse período", alertou.

Outro problema que acontece com a maioria dos investidores inexperientes é ter decisões baseadas em achismos e notícias de jornais. "O que faz alguém querer comprar é a expectativa. Quando uma empresa divulga seus resultados nos jornais, geralmente eles são do último trimestre. Isso não quer dizer que ela irá lucrar no trimestre seguinte. É preciso estudar métodos que expliquem a hora de vender ou comprar", finalizou.

Fonte: Funenseg

Para maiores informações sobre investimentos:


Priscila Freitas
V10 Investimentos | Assessora de investimentos
(31) 3527-3711 | www.xpi.com.br



Belo Horizonte | MG
Av. dos Bandeirantes, 1788 – Mangabeiras

Belo Horizonte - Brasil

CEP: 30315-000

Att.


Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde
*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.