terça-feira, 12 de abril de 2011

Susep regulamenta apólices para transportes


A Superintendência de Seguros Privados (Susep) editou duas circulares para regulamentar dois tipos de seguros voltados para o transporte de cargas: o Seguro de Responsabilidade Civil do Operador de Transporte Multimodal de Cargas (RCOTM-C) e o seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga (RCF-DC).

Em ambos os casos, a partir do dia 1º de setembro deste ano, as seguradoras não poderão comercializar novas apólices que estejam em desacordo com as novas regras.

Além disso, foi estabelecido que os planos atualmente em comercialização, padronizados ou não-padronizados, que não atendam às especificações aprovadas agora pela autarquia, deverão ser substituídos por novos planos, já adaptados, até aquela mesma data.

A partir do dia 05 de maio, novos planos submetidos à análise já deverão estar adaptados às suas disposições.

Os contratos em vigor e não adaptados cujo término de vigência ocorrerá antes de 1º de setembro, poderão ser renovados, uma única vez, pelo prazo máximo de um ano. Já os contratos com vigência terminando após esse prazo, poderão vigorar, apenas, até o término de sua vigência ou até um ano depois da data de publicação da circular, prevalecendo o que primeiro ocorrer.

As seguradoras que desejarem operar com os planos padronizados deverão apresentar à Susep, previamente, o seu critério tarifário, por meio de nota técnica atuarial, observando a estruturação mínima prevista em regulamentação específica.

No entanto, ainda em relação às condições padronizadas, as companhias poderão submeter à autarquia alterações pontuais; ou propor a inclusão de novas coberturas adicionais ou novas cláusulas específicas, desde que não conflitantes com as normas em vigor. Após analisar as alterações propostas, a Susep poderá aceitá-las, recusá-las, ou, ainda, aceitá-las parcialmente, para fins de enquadramento do produto.

Caso a seguradora opte por manter qualquer alteração que, embora não contrária aos normativos em vigor, tenha sido considerada inadequada pela Susep, para que o produto submetido venha a ser enquadrado como padronizado, deverá ser analisado como plano não-padronizado. As seguradoras também poderão submeter produtos próprios e planos não-padronizados respeitadas as normas vigentes.

De acordo com a Circular 421, no seguro RCOTM-C, a seguradora garante ao segurado, quando responsabilizado por perdas ou danos causados aos bens ou mercadorias que lhe foram entregues para transportar, o reembolso a que for obrigado, a título de reparação, por sentença judicial transitada em julgado ou por acordo com os terceiros prejudicados, com a anuência da companhia, desde que atendidas as disposições do contrato.

Alternativamente ao reembolso ao segurado, a seguradora poderá oferecer a possibilidade de pagamento direto ao terceiro prejudicado. A garantia prevalece até o valor da Importância Segurada averbada previamente ao início de cada viagem, respeitado o Limite Máximo de Garantia por veículo/acúmulo contratado.

Esse seguro cobre, também, as despesas emergenciais efetuadas pelo segurado ao tentar evitar e/ou minorar os danos causados à carga, atendidas as disposições do contrato.

No seguro RCF-DC, regulamentado pela Circular 422/11, a seguradora garante ao segurado, quando responsabilizado pelo desaparecimento de bens ou mercadorias que lhe foram entregues para transportar, o reembolso a que for obrigado, a título de reparação, por sentença judicial transitada em julgado, ou por acordo com os terceiros prejudicados, com a anuência da companhia.

Alternativamente ao reembolso ao segurado, a seguradora poderá oferecer a possibilidade de pagamento direto ao terceiro prejudicado.

A garantia prevalece até o valor da Importância Segurada averbada previamente ao início de cada viagem, respeitado o Limite Máximo de Garantia por veículo/acúmulo contratado.

O seguro RCF-DC cobre, também, as despesas emergenciais efetuadas pelo segurado ao tentar evitar, com sucesso ou não, o desaparecimento total da carga, atendidas as disposições do contrato.

Nos dois casos, as condições contratuais dos Planos Padronizados, aprovadas pelo Conselho Diretor da Susep, estão disponíveis no site da autarquia (http://www.susep.gov.br/).

Fonte: Seguros dia-a-dia

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde

*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.