Pessimismo permanece e está alinhado com as aferições de profissionais de outros setores da economia; no ramo auto, executivos mantêm otimismo quanto ao faturamento
Após a queda de 12 pontos percentuais em junho, o Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras (ICES) chega a 98. O resultado da aferição do mês de julho obteve alta de 0,4% em relação ao mês anterior. “Mesmo pequena, é a primeira variação positiva após três meses seguidos de queda. Entretanto, como o valor ficou abaixo de 100, as seguradoras brasileiras ainda estão com uma perspectiva pessimista”, comenta o economista Francisco Galiza, responsável pela aferição do Índice realizado em parceria com a Revista Cobertura.
Segundo o economista, em julho, a pior avaliação continuou a ser o crescimento da economia brasileira. Para 46% dos executivos das seguradoras, o desempenho econômico do País deve piorar nos próximos seis meses, enquanto 47% afirmaram que será igual e apenas 7% creem em uma melhora.
É digno de nota que a percepção quanto à economia do Brasil em queda entre os executivos do mercado segurador está alinhada com as aferições de profissionais de outros mercados. O Índice da Indústria (ICI), por exemplo, caiu de 103,8 em junho para 99,6 em julho. Já o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) passou de 112,9 para 108,3.
Em julho, o fator Rentabilidade das seguradoras teve recuperação. Nos próximos seis meses, 64% dos executivos acreditam que a rentabilidade das seguradoras será igual, 20% pior e 16% melhor. No mês anterior, a proporção era de 55%, 27% e 18%. Na visão de Galiza, os números se aproximam da estabilidade.
O faturamento das seguradoras foi avaliado por 54% dos executivos como igual, ante os 43% do mês anterior; 39% estão confiantes na melhora, em junho eram 48%, e 7% acreditam que irá piorar, ante os 9%.
Automóvel
Já na análise do ramo automóvel, o crescimento esperado da receita para 2013 continua positivo. Para 45% dos executivos, o faturamento no ramo será melhor, mesma porcentagem do mês anterior; 38% igual, antes eram 33% e 17% menor, diante dos 22% do mês anterior.
Entenda como é calculado o ICES
O ICES é um trabalho desenvolvido pela Rating de Seguros em parceria com a Revista Cobertura que foi anunciado no final de novembro de 2012. A criação de um Índice exclusivo das seguradoras tem como objetivo equiparar o mercado de seguros a outros setores da economia brasileira e mundial.
O Índice é elaborado mensalmente e, para tanto, os seguradores respondem a cerca de quatro perguntas de múltipla escolha e de ordem qualitativa sobre o crescimento da economia, a rentabilidade e o faturamento das seguradoras para os próximos seis meses.
As respostas são sigilosas e os indicadores são transformados em números, que variam entre zero e 200, justamente para o 100 ser a média.
Fonte: Revista Cobertura
Att.
Patricia Campos
Tel: (31) 3463-2838 / 9675-5477
Nenhum comentário:
Postar um comentário