terça-feira, 10 de maio de 2011

Projeto da Agência de Garantias é suspenso

O Ministério da Fazenda paralisou o processo de criação da Agência Brasileira de Garantias, considerada essencial para a realização de obras de infraestrutura de grande porte. A interrupção representa um recuo do governo, que ao fim do ano passado negociou com o setor e chegou a um entendimento com as empresas de seguros privados sobre o formato legal que o novo órgão teria.

Um dos membros da equipe do ministro Guido Mantega informou que a Fazenda suspendeu o anúncio de medidas que possam ter impacto fiscal negativo nas contas públicas. Ainda não há uma definição clara sobre o assunto, informou um dos economistas do ministério responsável pela formatação do modelo da agência.

No início do ano, a Fazenda informou que os estudos haviam sido concluídos e Mantega chegou a anunciar, em apresentação a empresários, que o novo órgão seria instituído por medida provisória. A finalidade da agência seria oferecer seguro complementar aos grandes projetos de infraestrutura, a exemplo do trem de alta velocidade (TAV).

A proposta final estabelecia que os fundos garantidores das Parcerias Público Privadas (PPP) do setor elétrico e da indústria naval comporiam um fundo único com R$ 11 bilhões. O fundo para garantir o comércio exterior seria mantido como uma fonte exclusiva de financiamento dessas operações.

Para acelerar o processo, a Fazenda também havia decidido que as regras sobre a alavancagem do fundo garantidor de infraestrutura seriam definidas em estatuto após o envio da MP da agência ao Congresso. O projeto com esse arcabouço chegou a ser enviado à Casa Civil, mas retornou à Fazenda.

No mercado, a sensação dos empresários é de que a agência perdeu o timing e que hoje já é completamente desnecessária. O que mais afligia o mercado era saber se as seguradoras teriam capacidade e recursos para oferecer nessas operações, ou seja, se teriam um volume de dinheiro capaz de atender os prejuízos que eventualmente pudessem ocorrer. O mercado já provou que tem capacidade, comenta José Américo Peón de Sá, coordenador técnico e conselheiro da Confederação Nacional das Empresas de Seguros (Cnseg).

Peón de Sá, que participou dos estudos sobre a criação da agência, afirma que hoje essa figura já se tornou dispensável. A seguradora estatal era uma análise errônea sobre a capacidade do país. Os riscos soberanos era confundidos com os riscos privados. Já ficou mais do que demonstrado que o mercado tem total capacidade de atender o setor. (LO e AB)

Fonte: Valor Econômico

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde

*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.