domingo, 4 de agosto de 2013

Compra de seguros por telefone deve ser evitada, alerta associação

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) alerta para a dificuldade em comprovar a irregularidade
[ i ] Sites e telefone são as principais maneiras que empresas têm para tentar vender seguros a clientes 

Foto: Nathalie Brasil
Sites e telefone são as principais maneiras que empresas têm para tentar vender seguros a clientes


Manaus - Pela insistência de algumas empresas, e até mesmo pela prática de venda casada, muitos consumidores adquirem seguros do qual não precisam, não querem ou que não atendem às suas necessidades. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) alerta para a dificuldade em comprovar a irregularidade, mas destaca que a melhor forma de se proteger é jamais adquirir o serviço por telefone ou mediante pressão.

Há cerca de um mês, a dona de casa Márcia Soares vem recebendo ligações, mensagens de texto e correspondência de uma operadora de telefonia que insiste pela contratação de um seguro de vida com cobertura para o caso de morte ou invalidez.

“A primeira mensagem dizia que eu havia sido contemplada com o seguro e que devia ligar em determinado número para saber mais. Telefonei e disse que não tinha interesse no produto. Mas eles continuaram ligando, diversas vezes ao dia. Até que recebi uma carta, onde me parabenizavam por eu ter contratado o serviço e me informavam que seriam descontados R$ 10 por mês na minha conta”, disse.

A dona de casa voltou a ligar para o atendimento da operadora, para pedir o cancelamento da cobrança e a retirada de seu nome do cadastro de telemarketing da empresa, mas conta que, no dia seguinte, as ligações continuaram.

Para a presidente da Proteste, Maria Inês Dolci, o consumidor não deve, “em hipótese alguma”, adquirir seguros por telefone. A recomendação vale também para outros produtos e serviços. “Nunca, jamais, contrate nada pelo telefone. Porque você não terá o poder nem o entendimento de que precisa. Tudo tem que estar no papel. Caso contrário, fica muito difícil de comprovar que você contratou algo que não queria”.

Insistência

No caso do contato excessivo e persistente realizado pelas empresas via telefone, o Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor do Amazonas (Procon-AM) lançará, no próximo dia 19, o serviço de bloqueio de telemarketing, em que o cliente que se sentir incomodado poderá solicitar a exclusão de seus dados dos bancos de informações das empresas.

“O consumidor deverá comparecer ao Procon e assinar um documento autorizando o bloqueio para que ele não receba mais as chamadas indesejadas”, explica a diretora-presidente da entidade, Silvana Correa. Serviços como este já estão disponíveis em Estados como São Paulo e Paraná.

Venda casada

O cliente busca uma agência bancária para pedir um empréstimo e é informado que, para acelerar a liberação, deve contratar um seguro de vida. Em outro caso, um consumidor adquire uma geladeira e não percebe que, no preço informado pelo vendedor, está inclusa uma garantia estendida. Ou ainda, ao comprar uma passagem aérea pela internet, não observa que, no primeiro valor apresentado, consta um seguro de viagem. Em todos os casos, o consumidor está sendo vítima da venda casada, prática considerada abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor.

Segundo a diretora-presidente do Procon-AM, em caso de dúvida, o cliente deve buscar orientação na entidade para verificar se há prática abusiva.

Fonte: Rosana Villar .

Att.

Patricia Campos

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