domingo, 6 de outubro de 2013

Contra garantia não garante recuperação de 100% dos sinistros

A contra garantia é um instrumento fundamental na operação do Seguro Garantia, mas nem sempre tem a eficiência que se espera. Entretanto, segundo o especialista no ramo, Lucas Villas Boas, trata-se de recurso eficiente no caso de sinistro quando a empresa não faliu ou entrou em  concordata.


“Na maioria das vezes, o tomador prefere pagar ao contratante o prejuízo que ele causou para não deixar a garantia ser executada e, consequentemente, receber o processo através do Seguro Garantia. Nessa situação, a seguradora pode agir como mediadora do conflito e o tomador tem sempre a escolha de pagar o prejuízo e sair do contrato ou terminar o contrato mesmo no prejuízo para não ter esse dissabor de ser processado, tendo uma contra garantia acionada pela companhia”, comenta Lucas.

Ele aponta que, apesar da reconhecida utilidade, a contra garantia pode ser questionada pelos atores do mercado. “É interessante notar que os tomadores indagam sobre a exigência do contrato de contra garantia, perguntando que seguro é esse que exige pagamento e, em caso de sinistro, deve ser novamente pago”, analisa.


Mas o especialista lembra que a confusão existe porque os tomadores não entendem que o seguro não é para ele e sim para o contratante ou segurado que exige a garantia. Então, se ocorrer um sinistro, a apólice vai indenizar o segurado e cobrar do tomador o prejuízo que ele causou. Mesmo porque, não havendo essa contra garantia, o produto seria inviável. Visto que o tomador iria entrar no contrato  com a proposta bem barata e poderia sair sem executar a obra, largando a bomba na mão da seguradora para pagar.  O contra garantia faz parte do Seguro Garantia e sem ela o produto não existe”. Ele faz com que os tomadores sejam cada vez mais responsáveis em relação a confecção dos seus preços, em relação a sua real capacidade técnica de execução e na elaboração do seu fluxo de caixa para o determinado contrato.

Fonte: Segurogarantia.net | Pedro Duarte

Att.

Patricia Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.