domingo, 6 de outubro de 2013

Seguro Garantia para prestadores de serviços conquista espaço no mercado

A prestação de serviços para locação de mão de obra no Brasil recebe amparo do Seguro Garantia do Executante, que garante a indenização até o valor fixado na apólice, dos prejuízos decorrentes do inadimplemento do tomador em relação às obrigações assumidas em contrato.


“É um mercado que já foi discriminado, por conta dos altos índices de sinistralidade, mas atualmente a operação vem avançando no país”, afirma o especialista Lucas Villas Boas.

Isso se deve por a modalidade ser bastante procurada, visto que é altamente vantajosa para a Administração Pública. A prática da terceirização de serviços dispensa uma grande estrutura operacional para recursos humanos. “A iniciativa pública prefere terceirizar pois não enfrenta a burocracia para reposição de funcionários. E o contrato, obedece por sua vez, a Lei 8.666/93 que requisita o Seguro Garantia”, reforça Villas Boas.

Por outro lado, os empresários que trabalham com esse segmento costumam ter altas despesas com folha e encargos. “É uma operação de alto risco, pois quando ocorre uma inadimplência existe dificuldade para o empresário manter o colaborador no trabalho sem receber. Isso acaba gerando a paralisação do serviço e impacta no resultado da execução, podendo gerar reclamações no Seguro Garantia”, afirma o especialista. "Além de ser um mercado que sofre com inclusão de cláusulas não previstas na Circular 232, como multas punitivas e riscos trabalhistas", completa.


Vale destacar que está em tramitação na Câmara uma proposta que visa regulamentar a terceirização no Brasil. O texto exige como um dos requisitos para contratação de serviços de empresas terceirizadas a apresentação de uma garantia de 4% do valor do contrato, limitada a 50% de um mês contratado. De acordo com a Agência Câmara, a garantia poderá ser feita por seguro garantia, caução em dinheiro ou fiança bancária.

Fonte: Segurogarantia.net | Camila Barreto

Para conhecer mais sobre essa proteção e contratá-la entre em contato conosco.

Att.

Patricia Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.