Conversando com meu instrutor de direção, Paulinho, sobre o alto índice de acidentes com moto, ele me falou que tinha uma sugestão que, na visão dele (e concordei quando me falou) reduziria os acidentes.
Segundo ele, todo motociclista deveria primeiro tirar a carteira de motorista, categoria B, e, após dois anos como condutor, poder pleitear a carteira de categoria A.
Porque isso?
O condutor de automóveis adquire a noção exata do perigo e do risco que um motociclista corre no trânsito. Conhece os pontos cegos no carro e sabe que, na maioria das vezes, fecha uma moto por não vê-la.
Após 2 anos de habilitação este condutor já tem as “maldades” do trânsito e tende a pilotar sua moto com muito mais responsabilidade e consciência dos riscos envolvidos.
Ele ainda me falou que é por isto que não se pode tirar carteira das Categorias C e D sem antes ter um tempo mínimo como condutor da Categoria B.
Concordei com ele e o incentivei a sugerir esta alteração no Código de Trânsito Brasileiro. Creio que é a melhor forma de evitarmos tantos acidentes com motos que têm como conseqüência a morte ou a invalidez dos pilotos e/ou garupas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário