terça-feira, 21 de setembro de 2010

Perda de pressão do pneu poderá ser informada ao telefone celular

Sistema de monitoramento de pressão do pneu da Continental em breve será capaz de se comunicar com smartphones


www.mlpcom.com.br/conti/fillingassistant.jpg

A Continental tornará o ato de dirigir mais seguro e econômico no futuro com o desenvolvimento de uma nova aplicação que informa a pressão exata do pneu diretamente a um smartphone: o “Filling Assistent”. Trata-se de um dispositivo eletrônico instalado no pneu que se conecta sem fio ao celular do motorista tornando possível a troca de dados.

O “Filling Assistent” especifica a pressão exata de cada pneu. Então, ao se adicionar ar, a pressão ideal pode ser alcançada mesmo quando a bomba do posto de serviço não está aferida corretamente. Além disso, um breve alerta e um piscar intermitente podem fornecer a confirmação de que o pneu já atingiu a pressão recomendada. Os requisitos técnicos são um sistema de monitoramento de pressão com os sensores apropriados nos pneus e um dispositivo eletrônico instalado de fábrica no veículo com uma interface sem fio. A entrada em produção em série do “Filling Assistant” em carros novos está prevista para depois de 2013.

“Esse sistema rápido e simples não apenas acrescenta uma interface amigável ao carro como otimiza a sua segurança e eficiência”, comenta com satisfação Burkhard Wies, chefe de desenvolvimento de pneus de passageiros da Continental. “O motorista também é alertado sobre a perda gradual de pressão resultante de um furo ou de uma válvula defeituosa. Ao mesmo tempo, o meio ambiente também se beneficia, uma vez que a pressão apropriada dos pneus mantém baixos tanto a resistência à rolagem como o consumo de combustível”, acrescenta.

“O Filling Assistant é exemplo de uma comunicação ainda mais próxima com o mundo exterior”, acrescenta Andreas Wolf, chefe da unidade de Corpo e Segurança da divisão de Interior. “E é precisamente essa íntima cooperação entre vários segmentos ligados à construção do veículo que poderá fornecer mais novidades e, acima de tudo, mais funções práticas no futuro”, complementa.

A partir de 2013, a Continental projeta dar inicio à produção em massa dos primeiros pneus dotados de sensores para a coleta direta de informações a partir da banda de rodagem, além dos sensores que estarão conectados à válvula. Isso irá marcar o início da era dos pneus inteligentes.

Com vendas de aproximadamente € 20 bilhões em 2009, a Continental está entre os líderes mundiais no fornecimento de componentes para a indústria automotiva. Como fornecedora de sistemas de freios; sistemas e itens de transmissão e chassis; instrumentos; produtos eletrônicos para veículos, informação e entretenimento embarcado; pneus e elastômeros técnicos, a Continental contribui para reforçar o conceito de direção segura e proteger o meio ambiente. A Continental é também um parceiro efetivo na rede de comunicação automotiva. A empresa emprega aproximadamente 133.000 em cerca de 190 cidades em 35 países.

Fonte: Mário Pereira - PortalSeg

Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde
*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.